O Instituto Magnus é uma entidade de assistência social voltada para promover a inclusão, convivência familiar, comunitária e a cidadania às pessoas com deficiência visual. Para isso, desde novembro de 2015 possui, dentre outros programas, o “Programa Cão-Guia”, que tem o intuito de promover a autonomia das pessoas com deficiência visual, através da utilização do cão-guia.
A disparidade entre o número de pessoas com deficiência visual e cães-guias no Brasil é alarmante: segundo dados o IBGE, existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficientes visuais para apenas menos de 200 cães em serviço. E esta é uma realidade que o programa do Instituto Magnus visa mudar.
E como posso ser tutor de um cão-guia do Instituto Magnus?
A primeira etapa do processo para fazer o pedido do cão-guia é a inscrição online, com o preenchimento do formulário com informações pessoais, interesses e informações sobre a rotina do interessado, disponível no site do Instituto Magnus (https://www.institutomagnus.
O cão-guia é um elemento essencial na vida da pessoa com deficiência visual, é uma extensão do corpo, através de seus olhos. Para conseguir fazer parte do processo, o interessado precisa ser diagnosticado com cegueira ou deficiência visual severa de acordo com o Art. 2o , inciso I, do Decreto Federal nº 5.904, de 21 de setembro de 2006; ser residente e domiciliado, preferencialmente, em uma cidade de até 150 km de distância do Instituto Magnus; ser maior de 18 anos de idade e ter OM (orientação e mobilidade), sendo capaz de se integrar socialmente com facilidade.
Do nascimento a cães-guias treinados: como é o processo no Instituto Magnus
O treinamento dos cães começa bem cedo, após os dois meses de vida. Depois de desmamar, eles passam por um período de dessensibilização, no qual são estimulados a algumas situações, de maneira lúdica, que vivenciarão no futuro. Também já começam a aprender sobre comportamento até irem para a casa de uma família socializadora, que tem um papel essencial no primeiro ano de vida dos filhotes. A família, durante esse ano, será responsável por apresentar o filhote à sociedade. Isto é, ambientá-lo nos mais diversos espaços, inclusive, conviver socialmente com outras pessoas e animais. O papel da família é essencial para o sucesso do animal como cão-guia, e quem quer fazer parte desse trabalho deve se inscrever no link: https://www.institutomagnus.
Murilo, 25 anos, usuário de cão-guia, conheceu o Instituto Magnus por meio de um amigo e desde agosto de 2018 trabalha na área de relacionamento da instituição, afirma que o cão mudou completamente sua vida:
“Ajuda demais, tanto em relação à mobilidade e segurança para andar na rua e a confiança, como em relação à autoestima também, a gente se sente confiante. As pessoas passam a nos ver de outro jeito, quebra alguns preconceitos e paradigmas que às vezes acontecem. Além da mobilidade, a gente se sente seguro sabendo que o cão vai desviar de qualquer obstáculo, e toda essa questão social gera muito mais interação, as pessoas vem muito mais conversar comigo hoje, querem saber do cão, e aí gera toda uma conversa, né. Nasce ali uma amizade só por causa do cão-guia.”
Os cães-guias exercem sua função por, em média,8 anos e, após esse tempo, o animal se aposenta, podendo se tornar um cão de companhia do próprio usuário, caso a pessoa não o queira ou possa, o cão é doado para uma outra família. Os interessados em adotar podem se inscrever no site do Instituto para adotar um cão que foi desligado do programa ou foi aposentado. O cadastro pode ser realizado a partir deste link: https://www.institutomagnus.
Mais informações sobre o Instituto Magnus disponíveis no site: https://www.institutomagnus.
Endereço: Estrada vicinal Antônio Militão, 122 – Parque Pirapora, Salto de Pirapora (SP)
Acesso pela Rodovia João Leme dos Santos, km 116, sentido Sorocaba a Salto de Pirapora. 900 metros de estrada de terra à direita após a passarela de pedestres.
Sobre o Instituto Magnus
Localizado em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, o Instituto Magnus é uma iniciativa sem fins lucrativos, gerido pela empresa Adimax Pet. O trabalho do Instituto é contribuir para a inclusão social através do cão-guia em diversas esferas da sociedade, por isso, além do treinamento e entrega dos cães, possui atividades como palestras informativas e educativas, vivências, dinâmicas de grupos e ações de divulgação para conscientização e engajamento de pessoas para a causa.