Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Saúde faz mutirão para realizar 4 mil exames de ultrassonografia

Quarta, 05 de fevereiro de 2020


posicao=centro&foto=40208

Atender com mais agilidade a população e reduzir a fila de espera. É com este objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um mutirão onde 4 mil exames de ultrassonografia foram contratados totalizando um investimento de R$ 235.477,50.

 

Conforme comenta o secretário de Saúde Dr. Manuel Rodrigues Del Olmo, "o nosso desejo é atender sempre melhor a população, por isso quando temos a oportunidade de investir recursos, é para a população que o fazemos", disse.

 

Aliás, São Bento do Sul investe mais do que o determinado pela Constituição Federal, que é de 15% das receitas próprias do município destinados à saúde. No município, por exemplo, no ano de 2019 foram destinados pouco mais de 28% das receitas próprias à saúde.

 

Quanto ao investimento para este mutirão, os recursos são originários de emenda parlamentar da bancada catarinense no Congresso Nacional, e contribuirá para reduzir significativamente a fila de espera pelos exames de ultrassonografia, que tem pacientes aguardando desde o ano de 2015.

 

Conforme comentou a coordenadora do setor TFD - Tratamento Fora do Domicílio da Secretaria Municipal de Saúde, Evelise Grobe, "atualmente a fila de espera conta com 5954 exames a serem realizados, e com este mutirão, somados aos atendimentos normais da secretaria, os esforços serão para praticamente zerar esta fila em um prazo de seis meses", disse.

 

O contrato efetivado para o mutirão foi assinado com duas clínicas locais, que evitarão inclusive o deslocamento de pacientes para Mafra, por exemplo.

 

Os atendimentos normais prosseguem com agendamentos em uma clínica local, no hospital de Mafra e na Unidade Central de Saúde, onde o aparelho de ultrassonografia da secretaria foi recém instalado, aparelho este que estava sem uso devido a problemas técnicos.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram investidos mais de R$ 44 mil com recursos próprios para deixar o aparelho em funcionamento novamente.

 

 

Atendimentos no TFD

 

Evelise explicou que todos os pacientes da fila de espera para ultrassonografia estão sendo contatados para atualizarem seu status no sistema e para agendar seu exame, seguindo rigorosamente a ordem cronológica da fila de espera, ou seja, os que estão aguardando a mais tempo são chamados primeiro.

 

Inclusive todos os pacientes que possuam requisições antigas do exame, dos anos de 2015, 2016 ou 2017, poderão dirigir-se à unidade de saúde de seu bairro para atualizar seu status e agendar seu exame.

 

Para maiores informações os pacientes poderão entrar em contato com o setor de TFD da Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 3631-0425.

 

O setor de TFD atende uma média de 3100 pacientes por mês, e devido a alta demanda, todos os pacientes que dirigirem-se diretamente para o setor terão que aguardar pelo atendimento juntamente com os pacientes de outras especialidades.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA