Neste ano de 2020, 80 anos depois do início das famosas retretas de verão em São Bento do Sul, de acordo com alguns relatos históricos, a população dos bairros da cidade será brindada com as tradicionais apresentações da Banda Treml, que estas prestes a completar 107 anos de história e muita música.
As apresentações nos bairros foram programadas depois que as obras para revitalização da Praça Getúlio Vargas iniciaram, aliás, o coreto da Praça Getúlio Vargas é o tradicional palco das retretas, pois é de lá que algumas gerações de são-bentenses e muitos visitantes acompanharam muitas retretas e as aguardadas chuvas de balas para as crianças.
Na abertura das retretas realizada em Serra Alta no espaço do CEU das Artes, o prefeito em exercício Peter Alexandre Kneubuehler destacou a tradição das retretas e o carinho que os integrantes da Banda Treml tem por este evento tradicional. Peter citou um trecho da música "Nos bailes da vida", composta por Milton Nascimento, que definiu muito bem o momento com a presença da Banda Treml em Serra Alta. "Todo artista tem de ir aonde o povo está. Se foi assim, assim será", finalizou o prefeito.
A realização da retreta ocorreu com mais tranquilidade, uma vez que a previsão do tempo colaborou para a noite desta quarta-feira.
O maestro da Banda Treml Luis Francisco Kamienski comentou antes da apresentação que se recorda dos tempos em que as retretas iniciavam na primeira quarta-feira de janeiro. "Nós iniciávamos lá pelo dia 4 de janeiro, eram quatro quartas-feiras em janeiro e chovia menos naquela época", lembrou o maestro Chico, como é carinhosamente chamado.
A apresentação da Banda Treml iniciou às 20:30 horas como de costume, para a alegria do público que compareceu.
Em meio às polkas, marchas, valsas e demais músicas apresentadas, Marcio Brosowsky, integrante da Banda e atual presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, fazia a apresentação das próximas músicas, destacando curiosidades históricas e tradicionais do repertório da banda. Brosowsky ainda brincou apresentando a banda, desde os integrantes mais jovens, até os mais antigos.
Devido a limitação de espaço uma mudança importante ocorreu nesta primeira retreta de 2020, a tradicional chuva de balas foi substituída pela entrega das balas, correndo as mesas e permitindo que o público se servisse dos doces.
Agora o público aguarda pela próxima retreta, na noite de 5 de fevereiro, às 20:30 horas na Praça Leopoldo Rudnick, no bairro Oxford.