Nesta segunda-feira (27) vigilâncias epidemiológicas municipais, médicos e enfermeiros das Unidades da Estratégia da Saúde da Família, hospitais e unidades de pronto atendimento participaram de um treinamento para profissionais de saúde da rede pública e particular convocado pela Gerência Regional de Saúde da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Mafra.
Segundo a convocação, o motivo foi o grande aumento de epizootias na região do Planalto Norte, a confirmação de macacos mortos por febre amarela em São Bento do Sul, Joinville, Jaraguá do Sul, Indaial, Garuva e Rio Negro, no Paraná, além do caso da transmissão em uma pessoa ocorrida em São Bento do Sul, recentemente.
O objetivo do treinamento foi sensibilizar os profissionais da saúde para o diagnóstico precoce, seguindo as condutas estabelecidas no fluxo de atendimento, uma vez que Santa Catarina tem 100% de letalidade por esta patologia.
De São Bento do Sul foram a enfermeira do Centro de Vigilância à Saúde Cristiane Jantsch Sestrem; o médico Dr. Ricardo Larroyed de Oliveira do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, e o secretário de Saúde Dr. Manuel Rodrigues Del Olmo.
A respeito da convocação Dr. Manuel ressaltou a importância de todos os profissionais de saúde estarem afinados com relação aos procedimentos que devem ser tomados caso a febre amarela seja identificada ou haja suspeita da contaminação em algum paciente. "É fundamental que todos os profissionais estejam atualizados sobre as ações a serem realizadas. Em tratando-se de febre amarela não podemos esperar", disse o secretário.