Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) fez a sua "prestação de contas" na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs). Dado momento, nossa Reportagem contou dezesseis pessoas no plenário. Entre elas, além dos jornalistas Elvis Lozeiko (Evolução), Luzardo Chaves ("A Gazeta"), Cezar Miranda (cezarmiranda.com) e Adêise Tanji Barbosa (Acisbs), presentes o próprio presidente da Acisbs, Adelino Denk, o executivo Marcelo Cavinati (também da Acisbs), o representante do Conselho Superior da associação, Alcides Rudnick, as vereadores Adriane Razanowsky (PMDB) e Nilva Larsen (PP) e o assessor peemedebista Arno Heilmann. "Falta de divulgação" e a posse do empresário Udo Döhler na Associação Empresarial de Joinville (Acij) foram algumas das desculpas ouvidas para justificar o desprestígio ao deputado. Sem contar os que foram a trabalho, apenas outras seis pessoas estavam interessadas em ouvir as realizações do parlamentar. Ou já sabiam que nada de interessante aconteceria ou realmente os políticos estão cada vez mais caindo no descrédito.
***********************************************
Receita
Um ocidental em visita à China ficou surpreso ao ver a quantidade de idosos saudáveis. Curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou a um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor. E ouviu dele a sábia resposta: "É muito simples. É só comer a metade, andar o dobro e rir o triplo".
***********************************************
Asilo ou depósito de "idosos"
Os fatos se repetem e aqui não poderia ser mesmo exceção. Infelizmente os Poderes Públicos não podem ficar à margem nem longe de certas instituições. Os aproveitadores de plantão estão sempre atrás das oportunidades e dos incautos. Normalmente as vítimas são os idosos, principalmente aqueles que as famílias tratam de descartar depositando-os aos cuidados de falsos protetores. A precariedade das instalações, a falta de higiene e de cuidados especiais é o que mais se constata, quando não os maus tratos. Agora, graças à Promotoria de Justiça de São Bento do Sul (vide matéria no Evolução), mais uma vez atenta, vêm à tona as irregularidades cometidas no Asilo Recanto Doce Lar, que já foi de São Bento do Sul e migrou para Campo Alegre. Salvem nossos idosos.
***********************************************
Não fui
Alguns amigos me questionaram pela não presença na Acisbs na prestação de contas do deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB). Justifico. Não fui em nenhuma outra e não quis quebrar meu propósito. Segundo, estou seriamente inclinado a não ouvir mais deputados, aliás, nem votar para que estes consigam uma vaga. Como cidadão e defensor das causas da cidade onde moro, vou votar apenas para vereador e prefeito. Acho justo e dever da Acisbs cobrar dos que se dizem nossos deputados, até para mostrar para a população a importância destes representantes.
***********************************************
Boa tarde
Estou muito feliz por poder visualizar o jornal Evolução. No momento moro nos EUA, já morei em SBS e agora posso estar atualizada sobre os acontecimentos de SBS e região. Muito obrigada mais uma vez. Viviane (vivibego@yahoo.com.br)
***********************************************
Dogma da imortalidade
A natureza nos ensina a doutrina da imortalidade, quando se observa, no outono, o pequeno mundo dos insetos, e se nota que um prepara o leito para o longo sono do inverno, que outro prepara o casulo onde se transforma em crisálida, para renascer na primavera, e que, enfim, esses insetos se contentam, quando próximos da morte, em colocar os ovos em lugar favorável para renascerem um dia rejuvenescidos, num novo ser! A natureza nos expõe a esses exemplos com o intuito de demonstrar que não há diferença fundamental entre a morte e o sono; ambos, perigo algum constituem à existência. O cuidado com que o inseto prepara a célula, o buraco, o ninho e o alimento para a larva, que há de nascer na primavera, e morre, uma vez isso feito - assemelha-se muito ao cuidado com que o homem, à noite, arruma a roupa, prepara o almoço para o dia seguinte, indo depois dormir sossegadamente. E isto não sucederia se o inseto que morre no outono não fosse exatamente igual ao que deve nascer na primavera, assim como o homem que se deita é o mesmo que se levanta no dia seguinte.
***********************************************
Se a moda pega...
Na Itália, familiares de mafiosos presos - mulheres - levantam a saia e mostram a calcinha como forma de protesto e desrespeito com as autoridades. Já imaginaram se vira moda? Aqui nem calcinha irão usar mais.
***********************************************
Arte de engolir sapos
Já dizia o mestre Ruy Barbosa que política é a arte de engolir sapos. Mas tem rãs, cobras, lagartos e porcos-espinhos que não há garganta que resista. Na semana passada, em uma solenidade local, foi fácil presenciar várias cenas e personagens que não se cruzam, mas no fundo são obrigados a se aturar, até pela boa educação e convívio social. No final quem sai no lucro são as farmácias com a venda de Sonrisal, sal de frutas e outros digestivos.
***********************************************
Tem mais descaso
Não se surpreendam se nos próximos dias estourar mais uma bomba em relação a uma entidade que se diz de "recuperação e cuidados especiais com deficientes". A coisa está feia e vários relatórios já foram feitos por não atender às mínimas condições de higiene, pela precariedade das instalações, pelo empreguismo familiar e falhas nas prestações de contas. Um absurdo e cuja bomba vai acabar estourando no colo do prefeito Magno Bollmann se não agir rapidamente. O alerta vermelho está ligado. Membros que atuam nos conselhos fiscalizadores estariam desapontados e desiludidos com matéria distribuída pela Assessoria de Imprensa durante a semana. Ainda não tive acesso ao relatório, mas, segundo informações, a situação é muito mais preocupante e deveria acabar nas mãos da Promotoria de Justiça. Prefeito, fique ligado!
***********************************************
Tem gente que não se enxerga
O brilho de certas solenidades muitas vezes é ofuscado por falhas nos cerimoniais, embora ainda neste final de semana a Acisbs esteja promovendo curso para preparo de interessados. Pior, quando é cometido por órgão oficial e por gente que se dedica somente a isto. Foi o caso na Sessão Solene da Assembleia Legislativa que homenageou a Tuper pelos seus 40 anos. O cerimonialista oficial encerrou a sessão sem que o homenageado e o prefeito tivessem usado a palavra. Também tem gente que não se enxerga. Desde quando gerente de banco é autoridade e ainda manda representante para ser anunciado? É o fim da picada.
***********************************************
Pedradas do Pedroca
- Tiro no pé. Delegada Angela Roesler, que não se pronunciou no caso das películas, fez consulta ao Ciretran e obteve a seguinte resposta: "Sob o aspecto da legalidade o questionamento em voga é de fácil resolução. Aliás, ao formular sua indagação a própria consulente já indica o caminho lógico da resposta, afirmando que as películas que ensejariam a autuação questionada estariam em desacordo com a regulamentação Contran".
- Assessor do deputado Aguiar reclamou da pouca divulgação de sua visita na Acisbs. Afinal, quem recebe para ser serviçal do deputado?