Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Patrimônio histórico recebe assinatura de tombamento em São Bento do Sul


  

 

Na tarde de terça-feira (17) ocorreu o ato de assinatura de tombamento municipal. O patrimônio fica localizado na Rua José Weis, no bairro Boehmerwald. O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

De acordo com Marcio Brosowsky, diretor presidente da Fundação Cultural, o processo passou pelo conselho de patrimônio histórico que agora está homologando o documento, seguindo para a Secretaria de Planejamento que irá fazer a comunicação final ao proprietário e fazer o registro de tombamento no Registro de Imóveis. “Durante o processo, também foi realizado um parecer técnico do local para assim dar continuidade ao ato. Este é um momento importante para a valorização da história de São Bento do Sul”, destacou Brosowsky.

A diretora de Patrimônio Histórico Cultural, Franciele Aparecida Pscheidt, comentou que a casa possui um conjunto arquitetônico e a ideia é preservar o que foi construído. “Trata-se de um diferencial dentro da cidade e se encaixa dentro da lei da padronização, relembrando também a década dos anos 1920 e 1930”.

O presidente interino da Câmara de Vereadores, Edimar Geraldo Salomon, parabenizou a administração municipal por valorizar a história da cidade. “Ficamos muito felizes por considerarem a história de São Bento do Sul. Recordar é viver, como sempre digo”, destacou.

Antes do processo ser concluído, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Luiz Claudio Schuves, também comentou sobre o 1° Seminário de Patrimônio Histórico Cultural, ocorrido em junho de 2017, que antecedeu a audiência pública sobre o projeto.

Para o prefeito interino Peter Alexandre Kneubuehler, este é um momento importante para a cidade. “Fico honrado em poder presenciar esta assinatura. Com certeza, preservar a memória é preservar a cultura e história. Parabenizo todos os envolvidos no processo”, destacou.

Também presenciaram o ato o procurador municipal Miguel Baptista, arquiteto e urbanista Marcelo Levandowski, e a estagiária da Fundação Cultural, Amanda Mueller.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA