Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

É necessário termos vigilância em nossa vida

Terça, 22 de outubro de 2019

 

“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas” (Lucas 12,35).

 

Precisamos estar vigilantes a cada momento, precisamos ser pessoas atentas, acordadas e, mesmo dormindo, precisamos conservar o espírito vigilante em nós.

Muitas vezes, acordados, parece que estamos dormindo, e, quando estamos dormindo, não estamos dormindo em Deus para que a nossa alma permaneça na vigilância do Espírito. Vivemos num mundo, numa época de muitas distrações, e sabemos que a distração rouba a nossa atenção.

Uma pessoa está andando com o seu Smartfone nas ruas e não percebe quem está ao lado e, de repente, ele é levado, é assaltado, é surpreendido, porque não estava atento, não estava vigilante; porque seus “rins não estavam cingidos e suas lâmpadas não estavam acesas”.

Vivemos num mundo de muitas conexões, onde estamos conectados na vida digital, estamos conectados com as coisas materiais, mas, muitas vezes, a nossa vigilância interior, o nosso coração não estão acesos, não estão atentos, não estamos cuidando daquilo que pensamos, que falamos e que dirigimos ao outro.

Muitas vezes, nem pensamos nas palavras que saem da nossa boca, nem pensamos nas atitudes e nos gestos que temos para com o outro, seja pela falta de atenção ou pela atenção inadequada, desproporcional, desmedida, a atenção que não foi amorosa com o outro.

A espiritualidade da vigilância é a do cuidado, é daquele que está preparado a qualquer hora

É necessário termos vigilância, termos lâmpadas acesas. Quando as lâmpadas estão acesas, a luz está iluminando os caminhos, quando elas estão apagadas não estamos enxergando.

Acenda a luz da alma, acenda a luz do coração, acenda a luz da alma, acenda a luz do coração, acenda a luz da mente e combatamos com todo o nosso empenho de alma as distrações.

Há sadias distrações e, muitas vezes, precisamos de uma boa leitura, um bom filme, mas a verdade e o cuidado que precisamos ter é com as coisas que têm roubado a nossa atenção e o nosso foco do essencial.

Deixamos nossa mente solta, nossos pensamentos serem tomados pelos devaneios e não estamos atentos ao que as pessoas estão falando conosco. Não estamos atentos com as coisas que estão acontecendo ao nosso lado, ao nosso redor, porque estamos cheios de coisas e conexões desnecessárias, e não estamos conectados com o essencial, não percebemos o que acontece ao nosso lado, na nossa casa, na nossa família.

Sem nenhum trauma, sem neura e sem exageros, precisamos estar atentos. A espiritualidade da vigilância é a do cuidado, é daquele que está preparado a qualquer hora, de madrugada ou ao amanhecer para dizer: “Estou cuidando da minha vida a cada dia com o cuidado que ela precisa ter”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA