Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Proprietária e gerente de casa noturna são condenados por poluição sonora em Florianópolis


Os réus receberam pena de um ano de reclusão em regime aberto, substituída pela prestação de serviços comunitários. A empresa, também condenada, deverá pagar multa de 10 salários mínimos mais R$ 2 mil para financiar projetos ambientais.

A proprietária e o gerente da casa noturna Life Club Floripa, denunciados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por poluição sonora, foram condenados a pena individual de um ano de reclusão em regime aberto. A empresa, também condenada, deverá pagar multa no valor de 10 salários mínimos e investir outros R$ 2 mil em projetos ambientais.

A denúncia da 32ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital foi apresentada após a comprovação, por meio de laudo pericial, de que a casa noturna, fazendo uso de instrumentos sonoros, emitia ruídos em níveis inaceitáveis pelas normas legais, em virtude da possibilidade de causar riscos à saúde humana.

De acordo com o Promotor de Justiça Alceu Rocha, autor da ação, a prática ilegal acontecia reiteradamente entre 2012 e 2014 e era alvo de reclamações constantes da vizinhança, inclusive por meio de abaixo-assinado. Como responsáveis, a ação identificou a proprietária Luziane Dias Uguccioni e o gerente Amilton Aduce da Silva.

O Juízo de primeiro grau absolveu os réus, por entender que, para configurar o crime, seria necessário haver prova de que o barulho produzido pelos acusados foi suficiente para que alguma pessoa tenha efetivamente sofrido dano à saúde.

O Ministério Público, então, recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), sustentando que, para a configuração do crime, basta a existência de perigo, não se exigindo o efetivo dano à saúde humana. Ademais, o perigo, conforme o Promotor de Justiça, está na emissão de ruídos acima do permitido pelos órgãos reguladores, como no caso.

A segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça deu razão ao MPSC e condenou os réus, determinando a execução provisória da pena, uma vez que se trata de órgão julgador colegiado de segundo grau. A prisão em regime aberto foi substituída pela prestação de serviços comunitários pelo mesmo tempo da condenação. A decisão é passível de recurso. (Ação n. 0003790.2012.8.24.0090)


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.



Comente





Paulo A Accorsi de Godoy


Doenças, prejuizos ao meio ambiente : Poluição sonora
Estudo comparativo do número de Internações hospitalares devido a doenças Ambientais nos municípios com melhores e Piores coberturas de saneamento ( .Thiago Hülse Carpes Orientador: Prof° Guilherme Farias Cunha 2012/1)
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124874 ( consulta em 21 04 2020 l5 18 hs).
No resumo, o autor esclarece ...“ Esse trabalho apresenta a proposta de realizar um estudo sobre saúde ambiental, mais especificamente os impactos causados na saúde humana devido a falta de políticas de saneamento. “ ...
Trata da concepção de saúde ambiental, salientando “ .... Entre esses fatores ambientais, incluem-se a ... poluição sonora.....
Foram estudadas as diversas doenças presentes na Classificação Internacional de Doenças (CID-10), dentre elas foram separadas as que possuem ligação com o meio ambiente...
G47.0 - Distúrbios do início e da manutenção do sono (insônias) São diversos os fatores que contribuem para a insônia, como a poluição sonora, .......
Na busca pelos municípios com diferentes condições de saneamento básico, chama a atenção a acentuada ausência de políticas e práticas de algumas prefeituras não atuando de forma proativa em relação aos cidadãos e em relação ao meio ambiente, por vezes com danos expressivos “

No ecossistema, a poluição sonora provoca o afastamento de animais, prejudica a reprodução e pode até ser fatal. Os ruídos afastam e até matam aves, diminuindo sua população local e, como consequência, desequilibrando o ecossistema e provocando o aumento da população de insetos na ausência de seus predadores ( https://www.ecycle.com.br/2733-poluicao-sonora.html Consulta em 21 04 2020 l5 51 hs).”
São Bento do Sul, 21 04 2020

Responder      21/04/2020

Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA