Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Projeto triplica o número de produtores de hortaliças protegidas

Quinta, 05 de setembro de 2019

 

 

Implantando há menos de três anos, o Projeto Cinturão Verde triplicou o número de produtores de hortaliças protegidas em Jaraguá do Sul. “Eram apenas 10; hoje são 32”, comemora o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Daniel Peach. O projeto consiste na entrega de kits de abrigos protegidos que variam de 15, 25 ou 50 por 6,3 metros, além de orientação técnica. O kit maior, que compreende arco, plástico, mangueira de gotejamento, conectores e perfil de alumínio, custa cerca de R$ 4 mil. No ano passado, foram entregues 33 kits para 27 agricultores. Há uma lista de espera com outros 19 interessados. A produção é destinada, principalmente,  para mercados locais, Centrais de Abastecimento (Ceasa), escolas e creches, além de distribuidores. De acordo com o engenheiro agrônomo Jackson Schütz, os produtores beneficiados são visitados regularmente para orientações técnicas.
A agricultura familiar é predominante no município. Segundo o engenheiro agrônomo, Roberto Nagel, a secretaria conta com 1.383 proprietários de imóveis rurais cadastrados. São produtores rurais que recebem algum atendimento da secretaria, desde insumos, materiais, serviços de máquinas e atendimento técnico, tais como agronomia e veterinária”, explica.
Uma terceira etapa do projeto envolve o Seminário Cinturão Verde de Jaraguá do Sul, programado para 26 de setembro, das 13 às 18 horas, na Sociedade Centenário Rio da Luz, que tem o objetivo de fomentar e comercializar  produtos agropecuários em Jaraguá do Sul. (Confira programação abaixo). O Projeto Cinturão Verde tem entre os objetivos o incentivo à agricultura familiar; melhoria da renda, evitando o êxodo rutal; fomento na produção de novas tecnologias e preservação  do meio ambiente.
I Seminário Projeto Cinturão Verde de Jaraguá do SulData: 26 de setembro;Local: Sociedade Centenário, no Rio da Luz;Horário: 13 às 18 horas;Endereço: Rua Eurico Duwe, 6755, fone: 99614-5866.
Programação
13 horas – ‘Chamada pública, dificuldades encontradas e Feira Livre no município de Jaraguá do Sul’, com Daniel Peach, secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento;13h30 - “Potencial do Fortalecimento da Agricultura Familiar por Meio das Organizações”, com Daniel Uba;15 horas - “Avanços da Gastronomia – Comportamento do Consumidor”, com Elisiane de Souza Chiodini, líder do Núcleo de Gastronomia da Acijs;16 horas – Formação de pequenos grupos para a formulação de propostas que viabilizem a produção dos agricultores de acordo com a demanda municipal.
Fontes: Daniel Peach, secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento; Jackson Schütz e Roberto Nagel, engenheiros agrônomos. Fone: 2106-8113.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA