“A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou” (Lucas 4,38-39).
Quero chamar à atenção, primeiro, sobre terem ido chamar Jesus para que Ele cuidasse da sogra de Simão.
Precisamos chamar Jesus, precisamos clamar por aqueles que estão doentes, enfermos, sofrendo, estão depressivos e vivendo opressões na vida. Precisamos levar essas situações para a presença de Jesus, mas precisamos trazê-Lo para essas pessoas e para as nossas próprias doenças, enfermidades e situações que passamos na vida.
Precisamos cuidar da nossa saúde, primeiramente, no sentido espiritual e emocional. Precisamos tomar os remédios, ouvir os nossos médicos, mas não podemos nos descuidar, de forma nenhuma, de nossa saúde espiritual e emocional.
Nos dias de hoje, se uma pessoa está com febre, simplesmente damos um remédio para ela. Não tenho nada contra, porque também vou em farmácias, mas o problema é que estamos transformando a nossa casa em verdadeiras farmácias ambulantes.
Chegamos em casa e percebemos que há armários tomados por remédios. Tudo é resolvido à base do comprimido, para qualquer dor há um comprimido. São drogas lícitas, mas são drogas.
O remédio, a pílula, devem ser a última coisa quando se trata de uma enfermidade tão comum. Se temos uma dor de cabeça, precisamos procurar a causa da dor, não podemos simplesmente nos encher de comprimido para a dor ir embora. Se temos constantes indisposições estomacais, precisamos saber por que temos essas indisposições, por que nos viciamos nos remédios e vamos resolver tudo com as pílulas da farmácia.
Se temos insônia, temos de procurar a causa. Não podemos negar que, muitas vezes, as causas de nossas doenças e enfermidades, das febres que temos é de origem psicossomáticas, de origem emocional, espiritual. Se não tratarmos da emoção, se não tratarmos do espírito, é óbvio que o corpo e o físico vão padecer, e, realmente, só vai ser o remédio para dar jeito.
É preciso chamar Jesus: “O que está acontecendo com as minhas emoções? O que está acontecendo com os meus sentimentos? Jesus, debruça-se sobre aquilo que me deixa para baixo, que me dá febre, dor, que causa enfermidade em mim”.
Jesus desceu, inclinou-se, ameaçou a febre, pois aquela indisposição, aquela dor corporal e emocional que a sogra de Pedro sentia não a deixava servir nem cuidar dos seus. Quando Jesus ameaçou a febre, ela foi embora. Trouxeram para Ele, então, tantos outros doentes e enfermos, e Jesus orava por eles.
Oremos, clamemos para Jesus nos dar luz sobre nossas doenças, enfermidades e patologias. Busquemos a raiz daquilo que nos deixa tão enfermos, porque cuidando da raiz podemos deixar que Deus aja para valer na saúde de cada um de nós.
Deus abençoe você!