O Brasil tem registrado surtos de sarampo desde o ano de 2017, a partir de casos importados da Venezuela e, posteriormente, casos ocorridos em tripulantes do navio de bandeira Malta que navegou durante todo o verão no país. No ano de 2019 até a metade do mês de julho, foram registrados 561 casos distribuídos nos estados de Santa Catarina (três casos importados no navio em fevereiro/2019), SP, RJ, MG, AM, RR, PA; sendo 86%, 484 casos, confirmados no estado de São Paulo.
Considerando que Santa Catarina é um estado de grande fluxo de turistas e em função das férias escolares - que ocorrem no período dos meses de junho e julho - a Diretoria de Vigilância do Estado observou um aumento no número de casos suspeitos da doença; oriundos de vários estados brasileiros, com deslocamento para eventos de massa (esportivos, culturais, religiosos e de lazer).
Lembramos que o vírus do sarampo é altamente contagioso e frequentemente se dispersa através de pessoas que viajam a trabalho, em férias escolares, em movimentos migratórios e outros. Cada caso de sarampo pode iniciar um novo surto, especialmente se grupos não vacinados forem expostos.
A vacina para prevenção do Sarampo é a VTV, que protege contra três doenças: Sarampo, Rubéola e Caxumba.
Reforçamos à população de Jaraguá do Sul que as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina estão abertas à população das 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 15:30 para aplicação de vacinas.
A Central de Imunização (Localizada na Rua Reinoldo Rau, nº 123) atende das 07:30 às 16:15 sem fechar para o almoço.
Nenhum caso foi confirmado em Jaraguá do Sul, mas a Secretaria de Saúde alerta para necessidade de prevenção.
O boletim epidemiológico com série histórica dos últimos cinco anos desse e de outros agravos está disponível na página da prefeitura, no link: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=21713