Você que tem mais de 60 anos já tem a sua Carteirinha do Idoso?
A Carteira do Idoso é um programa do Governo Federal e com esta carteira a pessoa pode ter desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens interestaduais em transporte coletivo, como ônibus, trem e barco. O Estatuto do Idoso também determina que sejam reservadas duas vagas gratuitas por veículo para pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
Quem tem direito?
De acordo com o Estatuto do Idoso, têm direito a requerer a Carteira do Idoso pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos, mas não possuem meios para comprovar a renda.
Uma exigência para que a pessoa possa solicitar sua carteirinha do Idoso é de estar inscrita no Cadastro Único.
Os idosos que têm como comprovar que ganham menos de dois salários mínimos não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou com desconto no valor. Basta que apresentem comprovante de renda e documento de identidade.
Onde solicitar
As pessoas que tem direito à Carteira do Idoso devem se dirigir ao CRAS - Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua casa e informar seu Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o CRAS solicitará a carteira.
Quais documento são necessários
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único em São Bento do Sul, Rosângela Ciecilinski Gorniak, os interessados em solicitar sua carteirinha devem comparecer ao CRAS de sua região e apresentar os seguintes documentos:
RG ou Certidão de Nascimento de todas as pessoas que residam em sua casa;
CPF de todas as pessoas que residam em sua casa;
Comprovante de residência do interessado;
E o número do seu Cadastro Único.