Nossa economia está apresentando números significativos. E isso é fruto do trabalho do povo são-bentense, que a cada dia contribui para o desenvolvimento e progresso do município. Superamos em 6 meses, o saldo de emprego gerado em todo o ano de 2018!
Segundo os dados do Caged o saldo de emprego em 2019 é de 1.032 novas vagas e o acumulado nos últimos 12 meses é de 1.206 empregos. Em junho, o saldo é de 71 novos empregos. Números significativos se considerarmos os saldos negativos em 2015, 2016 e 2017. Em 2018 tivemos saldo positivo de 827 empregos, portanto, em 6 meses já atingimos o saldo de todo o ano de 2018.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, analisando os números conforme o setor econômico, é notável que a retomada da economia é consistente, pois a indústria de transformação gerou 809 vagas em 2019 e a construção civil, 148 vagas, o segundo maior saldo positivo no ano.
Somente em junho foram 111 novos empregos no setor. Considerando os últimos 12 meses, o setor da construção civil já acumula 262 novos empregos. A retomada na construção civil demonstra perspectivas de expansão econômica no futuro próximo, pois o efeito cadeia é significativo na economia.
Destaca-se ainda o saldo positivo de 31 empregos no setor do comércio, demonstrando retomada do consumo, pois o setor normalmente faz as contratações mais para o final do ano.
“Percebemos nítida recuperação econômica em São Bento do Sul, apesar das adversidades da economia nacional, ainda praticamente estagnada. A indústria são-bentense está recuperando espaço, após as perdas dos últimos anos, o que contribui para o crescimento do comércio local, fortalecendo o crescimento econômico. Além da geração de empregos nas empresas existentes, novos empreendimentos estão chegando e oferecendo novas oportunidades de trabalho”, conclui Adelino.