É o Bicho! (A coluna dedicada aos animais de estimação)
Nesta semana apresentamos a segunda parte da entrevista com a dra. Handreya Portela, na qual o assunto é a cinomose. Doença contagiosa e que infelizmente causa a morte de muitos animais.
Dra. Handreya, quando a adoção é de um cão adulto da rua, uma dose da vacina basta?
O ideal é fazer as três doses e depois vaciná-lo uma vez ao ano.
Qual é a porcentagem de animais que conseguem sobreviver a doença?
Não há muitos estudos com relação à sobrevivência desses animais após contraírem a doença, mas na nossa rotina cerca de 10% conseguem sobreviver - e, dos que sobrevivem, cerca de 8 % infelizmente vão apresentar sequelas.
Qual a orientação para quem já teve um animal com cinomose em casa?
A cinomose não é um vírus muito resistente no ambiente, mas orientamos que se aguarde pelo menos três meses até a chegada de um outro animal naquele espaço, e que o mesmo esteja com as vacinas em dia.
Qual é a melhor vacina, nacional ou importada?
Sem dúvida alguma, as importadas. Não que as nacionais não possuam qualidade, mas o grande problema é a falta de cuidados com o armazenamento da mesma em alguns estabelecimentos. Não é raro pegar um animal com as três doses da vacina nacional em dia, mas infelizmente com parvovirose e cinomose. Importante que o animal possua carteirinha de vacinação e que a mesma seja assinada pelo Médico Veterinário de sua confiança. As chances de um animal com as vacinas em dia manifestar a doença é mínima, embora ainda existam, pois pode acontecer uma falha vacinal, não pela vacina, mas pela imunidade do cão. Os laboratórios sérios garantem esse animal para você, ou seja, se forem dadas as doses corretas, três para filhotes ou anual para adultos e sendo as mesmas aplicadas por um médico veterinário, possuir a carteirinha assinada pelo mesmo, o laboratório arca com as custas do tratamento, e se o mesmo vier a óbito, o tutor será ressarcido pelo fato, ou seja, laboratórios sérios garantem o produto.
Há muitos casos da doença em São Bento do Sul e região?
Infelizmente há muitos casos, sim, principalmente nessa época em que as temperaturas são mais baixas, a doença ocorre em uma proporção muito maior.
Agradecemos à dra. Handreya Portela pela atenção concedida aos integrantes da APA na explanação sobre a doença e reafirmamos a necessidade que você, amigo leitor que realmente ama seu animal de estimação, procure seu médico veterinário e sempre deixe em dia a carteirinha de vacinação de seu amigo de estimação. Esse gesto poderá salvar a vida de seu amigão de estimação.
***********************************************
Feira de adoção e bazar APA
Neste sábado dia 11 acontece nas dependências do Supermercado Belen mais uma edição da feira de adoção da APA. A partir de agora as feiras serão realizadas mensalmente. São cães e gatos adultos e filhotes a espera de uma mão amiga, de uma nova família, de uma nova chance de vida. Amigo não se compra, adota-se! No local também serão comercializados adesivos, camisetas, roupinhas entre outros produtos para cães e gatos. Contamos com a sua visita.
***********************************************
Dia 2 de julho tem Som do Bom no Tradição
Os ingressos já estão à venda na Duhan Tamys nas proximidades do cemitério municipal ou nas dependências do Germânia, Clínica Corpo Sano, Notre Dame e Pet e Vida. Importante frisar que os ingressos adquiridos com antecipação com os colaboradores da APA ou em nossos postos de venda terão 50 % do valor destinados à associação. Preço único de R$ 10,00, masculino ou feminino. Contamos com sua presença!
***********************************************
PENSAMENTO DA SEMANA
"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Todas as criaturas em desgraça têm o mesmo direito a ser protegidas" (São Francisco de Assis)
Forte abraço de toda equipe APA e até a próxima!