Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Defesa Civil de SC emite boletim de frio intenso nos próximos dias

Terça, 02 de julho de 2019

A previsão de declínio acentuado de temperatura a partir desta quarta-feira (3) devido a entrada de massa de ar polar na Região Sul do Brasil fez com que a Secretaria Estadual de Defesa Civil emite-se orientações para todas as regiões de Santa Catarina.
Segundo o sistema de monitoramento Epagri/Ciram, o frio deve se estender até domingo (7). “Nesta quinta e sexta-feira devem ser os dias mais frios, clima deve perder força já na próxima segunda-feira', projetou o diretor de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, tomando como base o boletim emtido pelo Governo do Estado. Segundo este mesmo boletim, o cenário meteorológico indica que este evento de frio será similar a dois eventos extremos ocorridos nos anos de 1981 e 1975. Em 1981 foi observado quato dias seguidos com termômetros abaixo dos 10°C em SC e em 1975 o frio foi ainda mais intenso e foi registrada uma sequência de 8 dias com temperaturas abaixo dos 10°C.
Em situações como essa a Defesa Civil pede atenção principalmente com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas. O inverno também traz a necessidade de roupas mais quentes, cobertores e alimentos.
Campanhas do agasalho - Na Casa de Passagem em Jaraguá do Sul, onde são atendidas pessoas que chegam ao município e não têm onde ficar, são aceitas doações de cobertores, roupas e calçados de inverno, preferencialmente, masculinos. Além de servir para quem está abrigado, as doações podem auxiliar os andarilhos que procuram o local para tomar banho e vestir uma roupa quente. A Casa de Passagem fica na rua João Januário Ayroso, 1855 (próximo ao Estádio João Marcatto), no bairro Jaraguá Esquerdo, é possível entrar em contato por telefone através do 3371-1534 e 3370-0743.
Além disso, diversas entidades de Jaraguá do Sul fazem campanhas para arrecadar roupas e alimentos a quem precisa. Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Santin Camello, Organizações não governamentais e igrejas, principalmente, tem atuado na arrecadação e distribuição desses materiais. "Nessa época do ano aumenta a procura, as pessoas sentem mais necessidade. Cabe ressaltar que as doações devem estar em bom estado para que realmente sejam uteis e confortem quem precisa".
Na Igreja Matriz doações são aceitas a semana inteira. A distribuição, tanto de roupas como de alimentos, fica concentrada na terça-feira à tarde para quem mora nos bairros próximos. As outras pessoas que precisam podem procurar a igreja mais perto da sua casa.
Para fazer parte da campanha da Igreja Adventista, o ideal é entrar em contato através do telefone 99159 5353 e falar com Maria Gardenal, Segundo ela, a procura por roupas e alimentos tem aumentado muito.
O Centro Assistencial Eurípedes Barsanulfo (Caeb), também organiza esse tipo de trabalho sociais, Nesta semana, doações de roupas e mantimentos foram levadas à aldeia Piraí. Quem quiser contribuir ou buscar ajuda deve procurar o local das 14 às 22 horas de segunda a sexta-feira.
Na Igreja Luterana do Centro é possível levar doações todos os dias em horário comercial. O cadastro de famílias carentes acontece nas segundas a partir das 14 horas.
Onde levar doações ou procurar ajuda
- Casa de Passagem: rua João Januário Ayroso, 1855, telefones 3371-1534 e 3370-0743
- Igreja Adventista, fica atrás do Fort Atacadista, entrar em contato através do telefone 99159 5353
- Caeb: na 13 de Maio, 2438 - Amizade, telefone 3275-0001, funciona das 14 às 22 horas
- Igreja Luterana: rua Estheria Lenzi Friedrich, 62 - Centro, telefone 3371-7226
- Igreja Matriz: doações podem ser levadas a semana inteira, distribuição acontece nas terças, telefone 3371-0321
Fontes: Defesa Civil Estadual/ Diretoria de Proteção e Defesa Civil da PMJS/Secretaria da Assistência Social e Habitação da PMJS

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA