A transformação digital chegou também aos agentes comunitários de saúde de Rio Negrinho. As antigas pranchetas de coleta de dados da população foram aposentadas e deram lugar a modernos tablets. Com isso, o objetivo é agilizar a coleta e transmissão dos dados ao sistema, permitindo que os agentes possam dedicar mais tempo a outras atividades.
Ao todo, 43 tablets foram adquiridos pela Secretaria de Saúde, atendendo uma antiga reivindicação dos profissionais. Até então, em cada casa visitada os dados eram anotados em uma prancheta e, ao chegarem ao Posto de Saúde, os dados eram então digitados e inseridos no sistema. Agora, os dados serão coletados diretamente durante as visitas no tablet e, ao chegarem ao Posto, são automaticamente sincronizados com o sistema. “Isso agiliza o processo e permitirá melhor atendimento dos agentes”, explica a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso.
Para o prefeito Julio Ronconi, era inconcebível os agentes comunitários ainda usarem pranchetas para o trabalho de campo. “Sabíamos que este era um pedido antigo de vocês, e que conseguimos atender”, destacou ele. “Essa é mais uma conquista, migrar para o tablet, saindo do papel e da prancheta. Isso vai otimizar o trabalho e evitar um retrabalho. Tudo isso será um grande avanço para otimizar o trabalho da equipe e os recursos da Saúde”, afirmou ele.
Capacitação
Além de receberem os tablets, os agentes comunitários de saúde passaram por uma capacitação para saberem usar o aplicativo para coleta e transmissão de dados. Para otimizar o consumo de bateria dos equipamentos, todos os demais aplicativos do tablet foram desativados, permitindo que apenas o APP de coleta de dados possa ser usado.