KFC está saltando sobre o movimento livre de carne, lançando uma versão vegana de seu hambúrguer de frango crocante assinatura no Reino Unido contou nosso correspondente Mario de Oliveira Pires, direto de Londres.
A cadeia de fast food está chamando sua primeira oferta baseada em plantas de "O Impostor". O hambúrguer, que usa filé Quorn e maionese vegana, será vendido em restaurantes selecionados por quatro semanas a partir de 17 de junho.
Quorn é um substituto de carne que obtém seu conteúdo de proteína de um fungo fermentado. KFC descreve o hambúrguer como "um triunfo do engano".
O KFC é o último de uma série de cadeias de restaurantes e produtores de alimentos a tentar capitalizar o crescente apetite do público por alternativas à carne.
No início desta semana, o Burger King anunciou que estava expandindo a distribuição de seu popular hambúrguer sem carne Impossible Whopper para 100 localidades na área da baía de São Francisco.
Em maio, o McDonald's lançou um hambúrguer sem carne nas lojas da Alemanha, um dos seus maiores mercados internacionais.
A tendência está crescendo mais rapidamente do que muitos observadores anteciparam, à medida que os consumidores pesquisam alternativas de carne para diversificar suas dietas ou reduzir sua pegada ambiental.
Globalmente, o mercado de varejo para substitutos de carne pode crescer de US $ 18,7 bilhões em 2018 para US $ 23 bilhões em 2023, segundo a Euromonitor International.
Um produtor, Beyond Meat ( BYND ) , que teve um IPO de grande sucesso em maio , informou na semana passada que suas vendas atingiram US $ 40,2 milhões no primeiro trimestre de 2019 - um aumento de 215% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A empresa espera que a receita total ultrapasse US $ 210 milhões este ano, mais de 140%.
Segundo Mario de Oliveira, grupos de direitos dos animais elogiaram a KFC por oferecer o hambúrguer vegano.
"Estamos confiantes de que será um enorme sucesso com o aumento vertiginoso de vegans, vegetarianos e flexitarianos em todo o Reino Unido", disse Dawn Carr, diretor de projetos corporativos veganos da PETA.