São Bento do Sul – O prefeito Magno Bollmann decretou na tarde de sexta-feira (31) situação de emergência em São Bento do Sul, devido aos alagamentos e deslizamentos causados pelas chuvas no município. O Grupo de Ação Coordenada – GRAC, reuniu-se para fazer uma análise sobre os trabalhos realizados com o objetivo de atender a comunidade. Desde quinta-feira, das 13 horas até esta sexta-feira às 15 horas, choveu cerca de 168 milímetros no município.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de São Bento do Sul, Amarildo de Jesus, a resposta está sendo dada de forma efetiva e rápida, principalmente pela eficiência e atenção dada ao caso pelos órgãos competentes, além de empresas, entidades e voluntários que de, uma forma ou outra, estão comprometidos em ajudar ao próximo.
Até o momento, 78 pessoas estão abrigadas no salão da Paróquia São José, em Serra Alta, as quais estão sendo cadastradas e amparadas pelas autoridades. Os abrigos estão recebendo doações de cobertores, quem puder fazer a doações de donativos, a Paróquia São José está recebendo em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Foi registrada uma queda de muro em um condomínio residencial, que fica no bairro Schramm, onde três casas tiveram que ser interditadas. As famílias já foram removidas pela empresa construtora.
A Defesa Civil realizou o mapeamento dos principais pontos críticos de alagamentos e deslizamentos, onde algumas ruas tiveram que ser interditadas e outras ficaram em meia pista. O órgão dará continuidade neste sábado (1º) com as vistorias e monitoramento dos pontos críticos, com uma nova reunião do GRAC que será realizada às 9h30 no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.
Saúde,
A Secretaria de Saúde orienta para que, no momento em que as pessoas estiverem deixando suas residências, levem seus pertences pessoais e os remédios necessários para tratamento de doenças crônicas.
Obras
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está com todas as equipes de plantão, prestando apoio e dando suporte com maquinário.
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão com o efetivo 24 horas de plantão. Se a situação evoluir, existe a possibilidade de aumentar o efetivo para prestar apoio às famílias, com barcos para a remoção de acamados.
Educação
As aulas foram suspensas no período vespertino nesta sexta-feira, e a Secretaria de Educação seguirá monitorado as unidades educacionais afetadas pelas chuvas, com a expectativa do retorno às aulas na segunda-feira, dia 3 de junho.
GRAC
O GRAC é composto pelos seguintes segmentos: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Gabinete da Prefeitura Municipal, secretarias municipais de Administração, Assistência Social, Saúde, Finanças, Obras, Educação, Planejamento, FMD, EMHAB, CELESC, SAMAE e Ipresbs. Além disso, empresas e entidades também estão se mobilizando para ajudar a comunidade neste momento, com apoio logístico e ajuda humanitária.
Em caso de emergência a Defesa Civil está atendendo pelos telefones 3635-5298 e 9.9112-9666. O DETRU também pode ser acionado, através do telefone 3633-1931. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193, e a Polícia Militar 190.