Alunos da Escola Básica Municipal Doutor Hercílio Malinowsky foram os responsáveis pela sessão cívica realizada nesta quinta-feira (9), no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper. A programação contou com apresentações e homenagens.
Após a execução do hino nacional, os alunos prestaram uma homenagem ao Dia do Gari, celebrado no dia 16 de maio. Por esta ocasião, as margaridas e os garis receberam um certificado de agradecimento pelo serviço prestado ao município.
O Maio Amarelo também foi lembrado pelos estudantes. O movimento busca conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida no trânsito. Para esta comemoração, uma paródia foi apresentada.
Outra data celebrada neste mês é o Dia das Mães. Um poema foi lido para homenagear as mamães pelo seu dia. O Grupo Folclórico Polonês Hercílio Malinowsky, que completa 23 anos de atuação nesta sexta-feira (10), também homenageou as mães com diversas apresentações.
A secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido, falou da importância das sessões cívicas para a construção do civismo. “Estes momentos são oportunidades para refletirmos sobre o nosso papel na sociedade e o que fazemos para sermos cidadãos conscientes. O amor a nossa cidade, a nossa pátria precisa ser declarado”, disse.
“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos neste evento, aos homenageados pelos serviços realizados e ao Detru pelas ações no Maio Amarelo”, comentou o vereador Jairson Sabino, autor da indicação para as realizações das sessões cívicas.
O vice-prefeito, Marcio Dreveck, iniciou sua fala agradecendo às margaridas e aos garis pela dedicação com a limpeza e organização da cidade. “São trabalhos que passam despercebidos, mas que se não é feito por um dia é sentido a falta. Também não poderia de parabenizar aos alunos pela organização desta sessão cívica e ao grupo folclórico por manter viva esta tradição”, destacou.
A sessão cívica encerrou com a execução do hino de São Bento do Sul.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Peter Alexandre Kneubuehler, do diretor presidente da FMD, Sylvio Munhoz, e do diretor presidente do IPRESBS, José Canísio Tschöke, e do diretor do Detru, Marcio do Prado Lima.
Viviane de Vargas Miranda