Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Biblioteca Interativa incentiva jovens leitores em Florianópolis

No Centro Educacional Lucia Mayvorne o ambiente interativo promove o incentivo à leitura e a integração

Terça, 09 de abril de 2019

 

Clique para ampliar
 

O Dia Nacional da Biblioteca é 9 de abril, data criada para incentivar a leitura como base da educação e formação. No Centro Educacional Lucia Mayvorne, que atende gratuitamente cerca de 500 crianças e adolescentes no bairro Alto Caieiras em Florianópolis (SC), o espaço de leitura ganhou novas formas de utilização com a Biblioteca Interativa. Um espaço que promove o incentivo à leitura, mas também o desenvolvimento de projetos e integração.

A ideia é ter uma biblioteca que vá além das paredes da escola. “É um espaço muito rico de informação, nada melhor do que levar tanto conhecimento para a comunidade, tornando a biblioteca um espaço altamente interativo”, explica Vanessa Hundzinski da Fonseca, coordenadora de bibliotecas das Escolas Sociais do Grupo Marista.

Conectando Leitores

Um dos projetos desenvolvidos, o Conectando Leitores, promove o incentivo à leitura por meio de etiquetas de recomendação. Após terminar a leitura as crianças e adolescentes identificam os gêneros literários e respondem no adesivo porque recomendam determinado livro para outro estudante. “Isso significa ampliar o acesso e o gosto para a leitura, mas também proporcionar o relacionamento entre eles. Uma indicação vinda de um colega da mesma idade, na sua forma de se comunicar, vai ter um impacto muito maior”, explica a bibliotecária da unidade Aline Cipriano de Souza.

Os números comprovam o sucesso dos projetos: mais de 7 mil livros foram emprestados no último ano pelos cerca de 500 estudantes, uma média de 15 livros por aluno. Lauara Vitória de 8 anos, é uma dessas alunas. Ela conheceu a biblioteca no seu primeiro dia de aula e desde então sempre utiliza o espaço. “Aqui tem muitos livros legais e importantes para a gente, até na hora do recreio eu venho ler”, conta.

Wallyson Ricardo Gonçalves, que está no terceiro ano, é o recordista de empréstimos: no ano passado o estudante leu mais de 50 livros. Ele conta que prefere as histórias de ação e aventura, mas que lê livros de outros gêneros literários também. “Eu gosto de ler, porque ajuda nos estudos, mas também porque vai nos ajudar muito no futuro”.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA