Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Prefeitura de Rio Negrinho faz controle do borrachudo

Entrega de larvicidas visam diminuir incidência do mosquito no interior

Segunda, 08 de abril de 2019

 

Clique para ampliar
 

Você está no interior, e de repente, é picado por vários pequenos mosquitos, que causam forte dor e coceira. A cena infelizmente vem se tornando cada vez mais comum e o responsável é um pequeno inseto, conhecido como borrachudo. Para reduzir os ataques, a Prefeitura de Rio Negrinho vem fazendo o controle do inseto com o uso de larvicidas.

O trabalho é coordenado pela secretaria de Agricultura que, na semana passada, entregou quatro galões para moradores do interior que residem nas proximidades de rios – onde há a reprodução do mosquito. “É um trabalho que visa reduzir a quantidade de mosquitos que infelizmente estão se alastrando em nossa região”, explica o secretário de Agricultura Ronei Lovemberger.

O líquido é despejado no rio e por ser biológico, é seguro, eficaz e não tóxico, utilizado para controlar as populações de mosquitos e borrachudos, eliminando-os quando ainda são larvas. O produto não afeta os seres humanos e nem outras formas de vida como peixes, plantas e insetos benéficos que se alimentam de mosquitos. Ele é utilizado em todo o mundo, inclusive com liberação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para utilizar em água potável.

 

O Borrachudo

Ao contrário do mosquito da dengue, o borrachudo não gosta de água parada, e quanto mais sujeira tiver nos corpos d’água e proximidades, melhor para a proliferação. As larvas se alimentam de matéria orgânica, por isso, lixo e dejetos de animais devem ser acomodados em locais apropriados para não virar combustível para o criatório do borrachudo. Além da aplicação do inseticida, outras medidas que ajudam a controlar o borrachudo são a recuperação das matas ciliares com árvores nativas e não jogar lixo e dejetos animais nos córregos e riachos.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA