Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Fundação Hermann Hering realiza 124 eventos que reforçam seu propósito

Entidade nascida em 1935 é responsável pela gestão do investimento social-privado da Cia. Hering

Sábado, 06 de abril de 2019

Engajada em projetos que tenham como propósito alavancar a cultura e o empreendedorismo sustentável, tendo na moda a plataforma de transformação neste processo, a Fundação Hermann Hering acaba de divulgar o balanço das suas atividades em 2018. Entre os destaques, a Fundação, que trabalha sob os eixos Memória & Cultura e Empreendedorismo, reportou um crescimento de 26% no número de visitantes do Museu Hering e de quase 600% em eventos realizados, além de proporcionar, com apoio de leis de incentivo à cultura, o transporte de alunos da rede pública de ensino ao Museu Hering.

 

Os espaços da Fundação sediaram e realizaram, somente durante o ano que passou, 124 eventos, entre oficinas e cursos para compartilhar técnicas em moda e design, treinamentos para a transformação de resíduos em novos produtos, atividades educativas para crianças, exposições de filmes e documentários, atrações musicais, exercícios de yoga e dança, seminários e lançamentos de livros, palestras, feiras de artesanato, visitas técnicas e encontros para conexão de novos pensamentos e novas formas de trabalho e colaboração. “Nosso maior objetivo é democratizar a cultura e proporcionar trocas que promovam reflexões que ampliem a consciência e promovam transformações”, diz Daniel Philipi Knop, que atua na coordenação dos eventos da Fundação.

 

Durante o ano, a Fundação ocupou o Espaço Gertrud Hering, em Blumenau, casa histórica e tombada pelo patrimônio estadual. O local tem promovido experiências e vivências diferenciadas. Em 2018, foram recebidas mais de 400 pessoas. O espaço foi sede da Semana de Moda da FURB – Universidade Regional de Blumenau –, e de encontros da plataforma colaborativa Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e da própria Fundação. 

 

No período, a entidade aderiu ao programa Transporte Programado, com apoio do PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura–, por meio do qual oferta transporte gratuito para escolas públicas e grupos especiais até o Museu Hering, com o objetivo de realizarem uma visita educativa ao espaço. No total, foram patrocinados 36 traslados escola-museu-escola, o que corresponde a 31 instituições beneficiadas entre colégios e ONGs e 2.880 estudantes e professores contemplados pelo programa. Vale ressaltar que o Museu Hering está entre as 10 atividades mais recomendadas para visitar em Blumenau, segundo informações do site de viagens TripAdvisor.

 

No Centro de Memórias Ingo Hering, foram catalogados 7.212 documentos, montante que se soma a um total de 35.018 itens registrados no acervo, mantido há muitas décadas e que, desde 2015, ano de abertura do espaço, vem recebendo atenção especial. Em 2018, foram implantados novos arquivos deslizantes, que passam a proteger, guardar e conservar o acervo. Neste período, foram realizadas higienizações de registros de plantas de unidades da Cia. Hering e 50 pesquisas atendendo a diversos públicos.

 

Projetos transformadores

 

De acordo com a gestora da Fundação Hermann Hering, Amélia Malheiros, a instituição vem construindo, a cada dia, ações, projetos e parcerias que potencializam transformações. “Somos inspirados por muitos que vivem uma nova verdade e se colocam como protagonistas da mudança que desejam ver no mundo. Assim, vamos engajando cada vez mais pessoas, que compreendem a moda como uma plataforma cheia de possibilidades”, destaca Amélia.

 

Em 2018, a Fundação agregou mais dois projetos ao seu compromisso com o empreendedorismo: Mãos Solidárias, em parceria com o Senai-GO e a Prefeitura da cidade de Morrinhos-GO, e Oficinas Criativas de Soluções, em parceria com o Instituto Reciclar, em São Paulo. O primeiro reúne pessoas acima de 60 anos, que produzem biojóias a partir de resíduos têxteis oriundos de indústrias da região. As peças confeccionadas estão expostas no Museu Hering.

 

Já as Oficinas Criativas de Soluções são constituídas por jovens entre 15 e 17 anos, do bairro de Jaguaré, em São Paulo, que desenvolvem o olhar para o varejo, por meio da ressignificação e do empoderamento criativo e de exercícios para a composição de coleções. O projeto foi desenvolvido com o time do Instituto Reciclar e da Fundação.

 

Outro destaque é a parceria com o Sebrae Nacional para a realização do Encadeamento Produtivo, o qual possui a estratégia de ampliar a competitividade por meio de relacionamentos cooperativos entre grandes companhias e pequenos negócios em Goiás, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A Fundação manteve, ainda, a parceria com o Senai–GO para os projetos Arte de Costurar, que realiza capacitações em costura industrial e mecânica de máquinas a jovens de 16 a 18 anos, de São Luís de Montes Belos (GO).

 

Dentre os projetos de grande relevância para o portfólio de parcerias da Fundação Hermann Hering, por meio do PROAC-SP, está o Trama Afetiva, que agrupa estudantes e profissionais de moda e design, interessados na pauta upcycling e no processo de repensar o consumo. Os “trameiros” contaram com tutoria de Alexandre Herchcovitch, Itiana Pasetti e Marcelo Rosenbaum e direção criativa de Jackson Araujo e Luca Predabon. Como resultado do Trama Afetiva foi criado o projeto Retrama, o qual criou peças produzidas a partir de resíduos têxteis da Cia. Hering e inspiradas na Trama Afetiva.

 

Impacto social

 

Ao longo do ano, a Fundação Hermann Hering investiu com seus parceiros 2.743 horas em capacitações e consultorias promovidas nos projetos, oficinas e eventos e mobilizou mais de 120 oficineiros, criativos, educadores e expositores que compartilharam seus conhecimentos durante as ações. O Museu Hering recebeu durante o ano 29.795 visitantes. No total, quase 100 mil pessoas foram impactadas de forma presencial e virtual pelas iniciativas da Fundação.

Mais informações: www.fundacaohermannhering.org.br / @fundacaohering / @museuhering

 

Sobre a Cia. Hering

 

Há 139 anos no mercado, a Cia. Hering é uma organização multimarca no lifestyle casual e é considerada a maior rede de franquias de vestuário do Brasil. A companhia, reconhecida por acompanhar as transformações históricas e culturais do país, já vestiu mais de cinco gerações de brasileiros. Gestora das marcas Hering, Hering Kids, PUC e DZARM, a companhia produz e comercializa uma completa linha de vestuário e acessórios de moda e básicos para os públicos feminino, masculino e infantil. Sob um modelo híbrido de produção – abrangendo fabricação própria, terceirização de etapas produtivas e outsourcing, a Cia. Hering distribui seus produtos por meio de lojas próprias, franquias, varejo multimarcas e e-commerce. A integração destes canais também está entre as prioridades da Cia. para consolidar a experiência de seus consumidores. A omnicanalidade, que conecta pontos de venda físicos e digitais, está implementada em suas lojas próprias e em andamento em suas franquias.  Atualmente, são 741 lojas no Brasil e 20 no exterior, com presença no Uruguai, Bolívia e Paraguai. Com sedes administrativas em Blumenau (SC) e São Paulo, a empresa possui dois centros de distribuição, localizados em Santa Catarina e Goiás, três unidades produtivas em Santa Catarina, quatro em Goiás e uma no Rio Grande do Norte, empregando mais de 6.300 colaboradores. Para mais informações, acesse: http://www.ciahering.com.br/ | Facebook: /ciaheringinstitucional | Linkedin: /company/cia-hering

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA