A meta deste ano é imunizar 90% da população dos grupos prioritários e a estimativa populacional a ser vacinada é de 16 mil pessoas.
A campanha de vacinação contra a Influenza deste ano em Mafra acontece no período de 10 de abril a 31 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde informa que no dia 04 de maio, é o dia da mobilização nacional.
Meta de imunização
Em Mafra, a meta 2019 é imunizar 16 mil pessoas, entre elas 90% da população dos grupos prioritários. No ano passado, com a mesma meta, apenas 85,36% dos grupos prioritários receberam a dose da vacina. Vale ressaltar que neste ano o Programa Nacional de Imunização ampliou em um ano a faixa etária da vacinação para crianças.
Quais são os grupos prioritários?
A estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação, a saber:
» No período de 10 a 19 de abril, na Região Sul, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias),gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
» A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança, da gestante e da puérpera que não compareceram no período inicial da campanha, prevista para estes grupos, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Quem mais deve tomar a vacina?
Além dos grupos prioritários, devem ser vacinados também os trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. E segundo Ministério da Saúde, todos os professores das escolas públicas e privadas também devem tomar a vacina.
Atenção para as orientações!
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, para sistematizar o atendimento, o cidadão deve ter em mãos a carteira de vacinação. Para os professores das escolas públicas e privadas será necessária apresentação de documentação que caracteriza esta profissão. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra condição clínica especial, independente da idade, é necessária prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
Mobilização Contra o Tétano
Lembrando que, juntamente com a Campanha Contra a Influenza, o município se prepara para imunizar a população contra o Tétano, com a Terceira Mobilização Estadual de Vacinação Contra o Tétano.
Salas de Vacina em Mafra
Mafra conta com 10 salas de vacinas credenciadas, que estão alocadas nas seguintes Unidades de Saúde da Família:
Prevenção conta gripe
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. A transmissão também acontece por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. O compartilhamento de materiais escolares, brinquedos, canetas, teclados de computador, por exemplo, também contribui para a transmissão. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.
Sintomas
Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.