Desde a sua inauguração, a Praça CEU das Artes no bairro Serra Alta vem mobilizando sua estrutura para diversos trabalhos junto à comunidade.
Com as obras iniciadas em abril de 2012 e inaugurada em dezembro de 2013, o Centro de Artes e Esportes Unificados João Roesler, ou Praça CEU das Artes, conta com área total de 3.000 metros quadrados, sendo que 1.034,46 metros quadrados compreendem a área construída para o CRAS que contempla salas multiuso, biblioteca, tele centro, cine teatro e auditório com capacidade para 60 lugares, quadra poli esportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground de pista de caminhada.
Atualmente o espaço vem sendo utilizado para a realização de oficinas para a comunidade. Segundo o diretor de cultura e patrimônio, Czeslaw Kosciarz, o objetivo é manter todo o espaço à disposição da comunidade. “Incentivando para que a famílias venham à Praça CEU das Artes e para que participem das oficinas gratuitas oferecidas aqui através do CRAS ou de apoiadores da comunidade”, destacou.
Ao longo dos meses de fevereiro e março diversas oficinas foram iniciadas e realizadas na estrutura do CEU das Artes como o Projeto ESCAPE, que ocorre aos sábados, das 14 às 16 horas e cujo objetivo é manter as crianças longe do caminho das drogas; e Oficina com foco na alfabetização em braile, organizada pela ADV - Associação dos Deficientes Visuais de São Bento do Sul, e que proporcionou a seus participantes o contato com outras ferramentas disponibilizadas aos deficientes visuais como informática e artesanato.
Para o mês de abril já estão programadas oficinas de Fortalecimento de Vínculos oferecida pela SEMAS para adolescentes, senhoras, crianças e gestantes, com encontros todas as terças-feiras pela manhã e a tarde e quartas e sextas-feiras a tarde; Oficina direcionada para idosos com o objetivo de trabalhar a memória e movimentos do corpo; oficina para crianças e adultos com o objetivo de trabalhar danças diversas; e a Oficina da Memória, para pessoas acima dos 40 anos de idade, aliás, esta oficina será oferecida nos CRAS de Serra Alta, Centenário e Oxford.
O diretor de cultura e patrimônio, Czeslaw destaca a importância dessas oficinas para promover a cultura na comunidade. “Nosso objetivo é trazer as pessoas para participarem e usufruírem desses programas que são um bem para toda a comunidade”, completou.
Todas as oficinas ofertadas pelo Cras são gratuitas, para se inscrever basta entrar em contato através do telefone 3633-1536, ou ir até o Cras Serra Alta, localizado no bairro Serra Alta, na rua Ana Roesler, junto a Praça CEU das Artes.