Neste mês, aconteceu a solenidade de formatura do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, de Joinville. Na ocasião, o diretor do Departamento de Trânsito Urbano – Detru de São Bento do Sul, Marcio do Prado Lima, representou o prefeito Magno Bollmann no evento, acompanhado do professor Carlos Roberto Werlich, da Udesc São Bento do Sul.
O tenente Coronal José Luís Cavassin, que estava sub-comandante do Batalhão da Polícia Militar de São Bento do Sul, assumiu a direção do Centro de Ensino Militar do Colégio. “Para nós foi uma grande satisfação poder participar deste evento, pois para nós, que fizemos parte do serviço militar, é um orgulho ver esses jovens ingressando nos estudos do Colégio Militar”, destacou Prado.
O professor Carlos, que atuou como o primeiro psicopedagogo clínico do Colégio em 2018, comemorou a formatura dos alunos. “O Colégio Policial Militar se diferencia, principalmente, pelas regras de disciplina que são exigidas dos alunos e professores”, disse. Conforme o professor, o Programa das disciplinas é o mesmo estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para as escolas do Estado.
A exemplo de Joinville, o Colégio Militar também funciona em outras cidades de Santa Catarina, como Florianópolis e Lages. Os representantes são-bentenses no evento ouviram de autoridades militares a possibilidade de implantar o Colégio Militar na região do Planalto Norte, mais especificamente, em São Bento do Sul.
O Colégio atende filhos de civis e de integrantes das forças de segurança pública nos ensinos fundamental e médio. Em Joinville, a unidade começou com turmas do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental, formadas por estudantes de 11 e 12 anos, com as aulas tendo início juntamente com o ensino regular, seguindo o calendário oficial do
Estado. Com o passar dos anos, os alunos vão continuar os estudos até concluir o ensino médio pelo colégio militar. Os alunos iniciaram em 2018 na sexta série e agora em 2019, estão cursando a sétima série, recebendo as honrarias por desempenho acadêmico.