Nesta terça-feira (12) ocorreu a primeira Sessão Cívica do ano. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, e, a exemplo do ano passado, uma escola fica responsável pelas apresentações. Desta vez, coube aos alunos da Escola Básica Municipal Garibaldina Silveira Fuginaga organizarem o evento.
A Sessão Cívica foi comandada pela aluna do 5º ano, Maria Fernanda Pereira Tabalipa, e iniciou com a execução do hino nacional. Em seguida, os alunos apresentaram um breve relato de três datas importantes comemoradas neste início do ano.
O Dia Nacional do Livro Didático, lembrado no dia 27 de fevereiro, foi abordado pelos alunos como uma data importante para o processo de aprendizagem, no desenvolvimento do ser humano como aluno.
Também, o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, marcou como a celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Por este dia, os alunos do 5º ano prestaram uma homenagem às mulheres presentes, cantando uma canção.
Outra data lembrada pelos alunos é o Dia da Escola, comemorado no dia 15 de março. Demonstrando o respeito e zelo pela unidade escolar, os estudantes cantaram o hino da escola. “Hoje os alunos destacaram algumas datas importantes. São nestes momentos de civismo que temos a oportunidade de reforçar a importância da escola, de relembrarmos o papel fundamental que a mulher já exerceu e continua exercendo na sociedade e do papel que o livro didático tem para os alunos e professores. Parabéns alunos por nos proporcionar estes momentos”, disse a secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido.
O vereador Jairson Sabino agradeceu à Secretaria de Educação por aceitar a sua solicitação para a realização de sessões cívicas com as escolas do munipício. “Quando propomos estas sessões cívicas a secretária concordou e a partir daí, iniciamos conversas para alguns ajustes e todos foram aceitos. E hoje, vocês podem cantar o hino sabendo o que diz a letra. Nós somos felizes e nos orgulhamos por cantar o hino porque nos identificamos e devemos sempre exaltar esses valores, de pátria e patriotismo”, comentou.
“A realização das sessões cívicas resgatou muito a questão do patriotismo. Nós temos que manter isso vivo. Quando eu era estudante, já na quarta série, tínhamos que saber o hino. E isso é uma regra muito importante para mantermos o respeito e a disciplina que isso nos traz. É dessa forma que vamos construindo um município e um país melhor”, disse o vice-prefeito, Marcio Dreveck.
Homenagens – Durante a Sessão Cívica ocorreu uma homenagem aos parceiros da Secretaria de Educação, em projetos desenvolvidos nos anos de 2017 e 2018. A entrega dos certificados de agradecimento foram entregues pelo vice-prefeito Marcio Dreveck, vereadores Marco Redlich, Jairson Sabino e Claudiomar Wotroba, pela secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido, e pela coordenadora da EBM Garibaldina Silveira Fuginaga, Ragli Soares.
Foram homenageados: Associação de Proteção aos Animais (APA), Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), CFC Conceito, Círculo de Amizade – Memórias da Vovó, Clube Soroptimistas Internacional, Colégio Bom Jesus, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Condor S/A, Departamento de Trânsito Urbano (DETRU), EPAGRI de São Bento do Sul, Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa (FETEP), Fundação Municipal de Desportos, JCI Brasil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Procon, Rotary Club São Bento do Sul, RUMO, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Departamento de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Projeto Tampinhas da Theodora, Projeto Totó Miau, Unimed, Univille, WBT Internet e Samae.
O evento encerrou com a execução do hino de São Bento do Sul.