São Bento do Sul é o segundo município mais transparente do Estado de Santa Catarina. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), através de pesquisa do Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º, que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros e avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI).
A análise dos dados coletados pela EBT – Avaliação 360° ocorreu entre julho e novembro de 2018, distribuída em três fases distintas: Avaliação, 1ª Revisão e 2ª Revisão. Foram avaliados 665 municípios de 27 estados com mais de 50 mil habitantes.
São Bento do Sul está no segundo lugar do ranking com nota 9.37. Chapecó é a primeira cidade catarinense mais transparente, com nota 9.56. “Este resultado é prova de um trabalho responsável, que mostra o compromisso em trabalhar para melhorar a vida dos são-bentenses, prezando sempre pela transparência”, disse o prefeito Magno Bollmann.
Nos estados, a pesquisa aponta que Santa Catarina está na quarta posição com nota 9.09, ficando atrás apenas do Distrito Federal com 9.15, Rio Grande do Sul com 9.29 e Pernambuco, com nota 9.4.
Avaliação - A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360º houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).
Dessa forma, a avaliação incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.
Viviane de Vargas Miranda