Florianópolis - A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa irá realizar, no próximo dia 15, uma audiência pública para debater a criação de um programa estadual de incentivo às cirurgias eletivas. A proposta partiu do deputado Antonio Aguiar (PMDB) e foi aprovada por unanimidade dos parlamentares presentes na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (1º/6).
Aguiar aproveitou a participação na comitiva oficial durante a recente viagem a Europa para sugerir ao governador Raimundo Colombo que o Estado incentive as cirurgias eletivas disponibilizando recursos para complementar a remuneração de médicos e custos hospitalares, já que é notório o desinteresse de profissionais e unidades de saúde privadas em realizar tais procedimentos com base na tabela de remuneração do SUS.
O deputado disse que o governador demonstrou boa receptividade à proposta: “Criar um mutirão para incentivar cirurgias pediátricas, neurológicas, ginecológicas, obstétricas, ortopédicas, geral e plástica é um primeiro passo”, explica Aguiar. “O objetivo é ter um montante permanente para complementar a remuneração dessas cirurgias, que por estarem sendo represadas acabam agravando o quadro de saúde de alguns pacientes e tornam-se emergenciais”.
Além da secretaria estadual da Saúde, a audiência deverá envolver entidades representativas da classe médica e dos hospitais. “A ação do governo é fundamental para que haja maior interesse nessas cirurgias, em benefício dos pacientes que precisam ter solucionadas seus problemas de saúde”, justifica Aguiar.