Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São Bento do Sul - Aplicativo desenvolvido por alunos conquista o prêmio Fritz Müller

Quarta, 21 de novembro de 2018

 

Clique para ampliar
 Tudo começou com uma ideia entre os alunos do 8º ano da EBM Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger, Erick Bueno Dalabona, Erick José Ribeiro e Jonas Pereira, todos com 13 anos de idade durante os trabalhos no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do bairro Cruzeiro.

 

Os jovens alunos são assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, e contando com o apoio da educadora social Melaine Graciela de Sales, desenvolveram um aplicativo que tem como objetivo contribuir para o meio ambiente.

 

Durante os trabalhos os alunos desenvolveram o aplicativo que está em fase de fluxograma, ou seja, ainda não foi desenvolvido com programação, pois esta etapa envolve custos de aproximadamente R$ 10 mil.

 

Para tentar um apoiador, em parceria com o Samae, os alunos chegaram a apresentar a ideia no ENIT, porém, não conseguiram apoio durante o evento.

 

Mesmo assim o CRAS inscreveu a ideia no prêmio Fritz Müller, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA, e para a feliz surpresa de todos, o projeto do aplicativo intitulado "Comunidade Sustentável" conquistou o prêmio de primeiro lugar na categoria Gestão Socioambiental.

 

O Prêmio Fritz Müller é de grande reconhecimento no estado e premia empresas e instituições públicas que possuem trabalhos e projetos na área ambiental.

 

Ainda em ritmo de comemoração pela conquista, os alunos acompanhados da educadora social do CRAS Melaine Graciela de Sales, coordenadora do CRAS Luciane Stawny Sampaio, diretora de Proteção Básica Karina Kindler, e secretária de Assistência Social Fábia Mengarda Bellarmino, estiveram visitando o prefeito Magno Bollmann para apresentar a ideia e também o troféu conquistado com o prêmio Fritz Müller.

 

Durante a visita, os alunos explicaram que o aplicativo permitirá o envio de fotos com geolocalização de atividades como queimadas, situações de desperdício de água, vandalismos e ações que prejudicam o meio ambiente. O aplicativo também manterá o usuário informado sobre a coleta seletiva de lixo e sobre o LEV do Samae, local de entrega voluntária de resíduos.

 

Durante o encontro o prefeito Magno Bollmann elogiou a iniciativa, dedicação e preocupação dos jovens alunos com as questões ambientais. "Ao despertarem este sentimento de preservação e cuidado com o meio ambiente estes alunos demonstram que todos realmente podem contribuir para um mundo melhor", disse Magno.

 

Na ocasião a coordenadora do CRAS Luciane Stawny Sampaio ainda mencionou os parceiros da ideia: Samae, biólogo Fernando José da Conceição da BioConsultoria, e Otávio Cieslinski.

Quanto aos custos para desenvolver o aplicativo, uma empresa já ofereceu parceria e um desconto de 30% no desenvolvimento. Assim, a equipe agora busca apoiadores para levantar o total de R$ 7 mil reais e assim concretizar esta premiada ideia.

Caso haja interesse em contribuir, a equipe do CRAS do bairro Cruzeiro poderá ser procurada.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA