O Hotel Stelter, que completa 100 anos de fundação em São Bento do Sul, foi homenageado com a Comenda do Legislativo Catarinense, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A Sessão Solene ocorreu na noite desta segunda-feira (19) no plenário Osni Régis.
A homenagem foi proposta pelo presidente do parlamento, deputado estadual Silvio Dreveck (Progressistas). “O Stelter foi o primeiro hotel a ser construído em São Bento do Sul e completa este centenário preservando a arquitetura e a cultura germânicas. Esta é uma homenagem justa e meritória em reconhecimentos à contribuição econômica, social e cultural deste empreendimento que se tornou referência para Santa Catarina”, afirmou o deputado. A honraria foi entregue a sócia proprietária do hotel, Carla Greice Zipperer.
Fundado em 1919 por Antônio Swarowsky Júnior e esposa Ana Roesler Swarowsky, o Hotel Swarowsky foi idealizado com a finalidade de abrigar o primeiro hotel de alta categoria em São Bento do Sul. Mais tarde, o empreendimento foi vendido para Guilherme Schmalz e, depois, para Alto Arno Otto Stelter.
Foi com este proprietário que o nome foi alterado de Hotel Swarowsky para Hotel Stelter. Por tratar-se da primeira edificação hoteleira da cidade, somado a autenticidade de sua arquitetura germânica, o hotel foi tombado pelo Patrimônio Histórico, com ênfase para sua preservação e manutenção do uso como hotel de referência cultural.
Carla Zipperer representa hotel Stelter na entrega da mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Foto: Luis Gustavo Debiasi