Esta quinta-feira (15) será de muitas gargalhadas em Balneário Camboriú. Hoje, o 1º Sol Rindo - Festival de Palhaçaria, chega aos passageiros do ônibus Expresul – linha 105/1, com saída da rodoviária às 15h05 e saída da Barra Sul às 16h10. Quem estiver neste trajeto terá a oportunidade de prestigiar o espetáculo “Na Catraca – O Caixeiro”. Agora, quem quiser aproveitar a programação noturna, pode ir ao Teatro Municipal Bruno Nitz, 20h30, para assistir “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”.
Os espetáculos serão apresentados respectivamente pela Cia. Essaé, de Joinville, e pelo Teatro da Mafalda, de São Paulo. Ainda nesta quinta-feira será ministrada a oficina Palhaço...um ofício!, das 8h às 12h, na Primo Atto Produções. Já a roda de conversa sobre os espetáculos Bem te-vida – Marmotta e O Segredo de Giselle serão às 18h no Teatro Bruno Nitz.
O evento, que vai até domingo (18), é um projeto da Cia As Mareadas e da Primo Atto Produções. Conta com o apoio da MeroAcidentePalhaçaria e é patrocinado pela LIC - Lei de Incentivo a Cultura Balneário Camboriú 2018. As apresentações são gratuitas, mas a organização conta com a colaboração dos espectadores na doação de 1kg de alimento não perecível. Os mantimentos serão doados para entidades assistenciais.
Confira a programação desta quinta-feira (15):
Dia 15/11/2018 (quinta-feira)
Espetáculo: Na Catraca – O Caixeiro
Grupo: Cia. Essaé – Joinville/SC
Horário: 15h
Local: Ônibus Expresul – linha 105/1, com saída da rodoviária às 15h05 e saída da Barra Sul às 16h10
Duração: 30min
Classificação: livre
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível). A cobrança da passagem de ônibus será normal.
Sinopse: “Kaulin” é um caixeiro viajante com a peculiaridade de trocar objetos inusitados, carregados de histórias, por diamantes pessoais. O espetáculo “Na Catraca” leva peças Clownescas para além do espaço convencional dos palcos e picadeiros, buscando utilizar o próprio universo do transporte coletivo, como mote para a construção de trabalhos. As propostas têm espaços de improvisação, comicidade, interação e levam em conta todas as especificidades deste ambiente: como a rotatividade do público, ruídos, intinerância e pluralidade. O espetáculo dentro do ônibus abre possibilidades de uma pausa ao ser maratonista contemporâneo e tecnológico.
Ficha Técnica:
Elenco: Jackson Amorim – Palhaço Kaulin
Concepção: Cia de La Curva
Direção: Fernando Perri
Dramaturgia: Pericles Anarkos e Manon Alves
Figurinos: Marlon Zé
Espetáculo: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras
Grupo: Teatro da Mafalda – São Paulo/SP
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Duração: 60min
Classificação: 14 anos
Entrada: gratuita (contribuição: 1kg de alimento não perecível)
Sinopse: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras conta a história de Mafalda Mafalda (sim, o nome é duplo mesmo!), uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “platéia do lado de lá”.O espectador, considerado “o público do lado de cá”, por meio de flashbacks reais e também pelo depoimento da protagonista têm acesso a uma realidade deturpada dos fatos. Porém, o espectador logo acaba sabendo que algo mais grave se passou na fatídica apresentação. Algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl, acabando por constituir um assombroso caso de polícia.
Sabemos que Mafalda perdeu a simpatia de seu público anterior. E obviamente não vai querer que o mesmo ocorra com sua nova plateia. Então ela vai se servir de todos os artifícios para convencer o público e também um taciturno inspetor de polícia de que ela é inocente e só estava realizando o seu trabalho.
Em Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras somos conduzidos a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela. O público jovem e adulto, a quem é destinado esse espetáculo, é convidado ao riso, nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro.
Tomates, Tamancos e Tesouras oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio universo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e dos inspetores de polícia.
Ficha Técnica:
Roteiro e concepção: Andréa Macera e Rhena de Faria
Atuação: Andréa Macera
Direção: Rhena de Faria
Iluminação: Melissa Guimarães
Figurino: Daniel Infantini
Cenário: Abel Saavedra
Operação de trilha sonora e iluminação: Eduardo Brasil
Produção: Teatro da Mafalda
Oficinas e rodas de conversa:
Dia 15/11/2018 (quinta-feira)
8h30 às 12h30
Oficina: Palhaço...um ofício!
Com Andréa Macera – Teatro da Mafalda -São Paulo/SP
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
18h
Roda de Conversa sobre espetáculos: Bem te-vida – Marmotta (Cia Palhaça Sem Lona/RS) e O Segredo de Giselle (Palhaça Barrica – Chapecó/SC)
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz