Projetos exitosos que nas últimas duas décadas conduziram ao fortalecimento do turismo sustentável e à geração de emprego e renda na capital dos catarinenses. Esse é o mote da palestra que será ministrada nesta segunda-feira (12), às 18h, na plenária da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Sávil Zancanaro.
Engenheiro agrônomo, especialista em Desenvolvimento, Gestão de Projetos e Captação de Recursos, Zancanaro fará um relato sobre as iniciativas implementadas junto ao setor público de Florianópolis e o que pode ser adaptado à realidade de Jaraguá do Sul. Durante o painel “Turismo: Cases de sucesso em Florianópolis durante a gestão como secretário municipal”, o palestrante abordará, entre outros temas, sobre os caminhos trilhados à captação do evento Avesui, voltado ao agronegócio do setor de aves e suínos; à criação da Fenaostra, que impulsionou a maricultura e a alta gastronomia, com reconhecimento internacional; e a interferência urbanística junto ao enrocamento de pedras da praia da Armação, que fomentou o comércio e o turismo no entorno.
Outro exemplo de iniciativa bem sucedida, relacionada ao saneamento básico, foi o projeto “Se liga na rede”, que promoveu a melhoria na eficiência da rede de esgoto sanitário e, consequentemente, nos índices de balneabilidade das praias da Capital. Já a revitalização do Mercado Público Municipal de Florianópolis, em 2013, favoreceu comerciantes, consumidores e impulsionou o turismo.
Projetos para Jaraguá
Como titular da pasta do Desenvolvimento Econômico, Zancanaro está empenhado em contribuir utilizando sua vasta experiência em prol da cidade. “Quero fazer correlação do que se investiu lá (em Florianópolis) com o que se pode fazer em Jaraguá do Sul, somar na captação de recursos, participar na montagem de propostas”, resume o secretário. Entre as propostas em avaliação para Jaraguá do Sul, segundo Domingos Zancanaro, está a revitalização da região central, “ação para incorporar ao desenvolvimento, e, com esse olhar, melhorar os equipamentos públicos, correlacionando ao turismo”.