Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS AVANÇA NO SAGRADA FAMÍLIA

Quarta, 07 de novembro de 2018

 

Clique para ampliar
 Credenciado desde 2012 para realizar a captação de córneas e múltiplos órgãos, o Hospital e Maternidade Sagrada Família vem avançando na busca de doadores e na viabilização de transplantes. Na última semana, um treinamento proporcionou qualificação à equipe e uma doação de órgãos foi realizada com sucesso. São iniciativas que irão se transformar em qualidade de vida para muitas pessoas.

         Após confirmada a morte encefálica de um homem adulto, no dia 5 de novembro, a família autorizou a retirada de órgãos para doação. Em razão da eficiência do cumprimento do protocolo pela equipe do Hospital e dos técnicos da SC Transplantes, que vieram a São Bento do Sul, foi possível viabilizar a doação do fígado, dos dois rins e das córneas.

         “Com esse gesto humanitário da família, será possível transplantar os órgãos e atender até cinco pessoas, que terão uma vida totalmente renovada”, destaca Gustavo Henrique Pasqualini, coordenador da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Sagrada Família. O enfermeiro destaca a importância das pessoas que desejam ser doadoras avisarem os familiares para que seu desejo seja atendido.

         Com essa doação, o Hospital e Maternidade Sagrada Família realizou 7 captações de múltiplos órgãos desde que se tornou credenciada ao procedimento. Também foram realizadas no mesmo período 55 nucleações, com a doação de 55 pares de globos oculares. Considerando que um globo ocular possui mais componentes, como córnea e esclera, é possível atender até seis pessoas com uma única doação.

         Para que a equipe interna se mantenha atualizada sobre os procedimentos da doação de córneas, no último dia 31 de outubro foi realizada uma capacitação pelo Banco Olhos de Joinville. O Hospital também estendeu a oportunidade aos estudantes da faculdade de Enfermagem da UnC e da turma de técnicos de Enfermagem do Senac.

         Durante o treinamento, foram repassadas informações sobre os cuidados necessários pela equipe de atendimento, para que a captação das córneas seja viabilizada. A qualificação foi realizada pelo gestor Júlio César Vieira, pela enfermeira Larissa Steingraber Alves e pelo técnico Sandro Leite Correia, do Hospital de Olhos de Joinville.

         A instituição joinvillense é uma das três que realizam a captação e fazem o transplante de córneas em Santa Catarina. Desde 1978, quando passou a funcionar, até setembro deste ano, o Banco de Olhos de Joinville já recebeu 3.972 doações e realizou 3.621 transplantes. “Esses números são alcançados com a parceria que temos com os hospitais, como o Sagrada Família, que de forma comprometida e eficiente nos auxilia na captação e retirada dos órgãos para doação, que segue a lista oficial de espera do Estado e do país”, informa o gestor Júlio César Vieira.

 

AVISO AOS FAMILIARES

 

Pessoas entre 2 e 70 anos de idade podem ser doadoras de órgãos. Para isso, é preciso que relevem o desejo aos familiares. A doação de córneas pode ser realizada após o óbito por diversas causas. No caso da doação de múltiplos órgãos, ela é viável quando acontece morte encefálica (cérebro). “A retirada dos órgãos, somente com autorização da família, é feita de forma muito respeitosa, seguindo todos os procedimentos técnicos oficiais. Não fica nenhum sinal na pessoa que doou, podendo seu corpo ser velado normalmente”, informa Gustavo Pasqualini, coordenador da comissão interna do Sagrada Família.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA