Um dia dedicado para relembrar a importância dos idosos na vida de uma criança, foi essa a proposta do “Chá das Vovós” realizado no CMEI Chapeuzinho Vermelho na última semana. A iniciativa surgiu com a professora Claudia Cristina de Lima Santos e a assessora Sonia Queiroz e não conquistou apenas a turma do nível 2, mas toda a comunidade escolar pelo incentivo ao vínculo de amizade, respeito e carinho entre as gerações. O encontro ainda faz parte do “Mobiliza Rio Negrinho” desenvolvido pela Prefeitura de Rio Negrinho, que promove ações de conscientização nas unidades escolares.
Segundo a professora, é através da educação infantil que a criança tem o primeiro contato com a origem, ordem cronológica dos fatos e a importância da família. “O diálogo constante entre avós e netos é muito necessário, é com ele que a criança pode encontrar mais um ambiente acolhedor e uma forma de aprender receitas deliciosas e como eram as culturas de antigamente”, conta. Os benefícios do contato com idosos ainda é mostrado cientificamente. Segundo a pesquisa realizada pelo Boston College, em 2016, a conexão permite uma abertura para sabedoria e a troca de novas ideias que serão incorporadas pelos mais jovens ao longo da vida.
A atividade iniciou com uma dinâmica com os alunos e avós na Associação de Moradores do bairro Vila Nova. “Foi um momento especial já quando eles começaram a chegar, no encontro estimulamos o abraço e a troca de experiência entre as crianças e os mais velhos”, lembra. A unidade já vem trabalhando o tema idoso em outras atividades, como é o caso com o grupo que participa da ginástica promovida no bairro, onde as crianças conversam e realizam atividades físicas como forma de estreitar laços além da família.
O Mobiliza Rio Negrinho
O projeto vem sendo trabalhado nas unidades de ensino do município buscando retratar temas que estimulem os estudantes a aprenderem sobre a realidade, preocupando-se em trazer cidadãos mais engajados na transformação social. A iniciativa ainda conta com cinco ações, como: “Você tem fome de quê?”, Gincana do Meio Ambiente, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e Consciência Negra que devem ser desenvolvidas durante o ano letivo.
Em dinâmicas como o “Você tem fome de quê?”, realizado do mês de fevereiro a maio, foi ressaltado a importância em se prevenir a obesidade infantil. A preocupação com esse tema surgiu após o diagnóstico do estado nutricional dos estudantes, constatado pelas nutricionistas no ano anterior. Para estimular uma boa alimentação, exposição de trabalhos, degustação de frutas, pinturas e criação de hortas comunitárias estiveram entre as atividades desenvolvidas.
Já nas ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, conforme a lei 13.585/2017, buscou-se promover a inclusão social, combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência. Estimulando a solidariedade, os alunos receberam palestras, assistiram filmes, andaram de cadeiras de rodas, e ainda alimentaram-se sozinhos com vendas nos olhos.