Local ainda poderá contar com parceria para centro para castração para animais
A escola Adélia da Luz, na localidade de Boa Vista, terá um espaço para aulas de agroecologia para alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa é da Prefeitura de Rio Negrinho, através das secretarias de Agricultura e de Educação. O espaço poderá contar ainda com um centro para castração de animais, através de uma parceria com a Unisociesc, que estuda a possibilidade de implantar no local um centro de pesquisa para seu curso de Veterinária.
Na escola, explica o secretário de Agricultura Ronei Lovemberger, vem sendo construído um horto florestal e a ideia é que alunos das escolas de Rio Negrinho sejam levados até o espaço para atividades práticas de agroecologia. “Queremos envolver os alunos, oferecer atividades práticas e palestras”, ressalta ele. O horto está em construção e deverá ser o responsável pela produção de mudas de árvores nativas e de legumes e verduras.
Para o prefeito Julio Ronconi, o espaço é perfeito e deve ser utilizado pela comunidade. No local, não há mais aulas, com os alunos daquela região sendo levados até a escola Henrique Liebl, no bairro Jardim Hantschel. “Com atividades práticas, todos os alunos da rede municipal poderão ser beneficiados com novos conhecimentos”, ressalta o prefeito.
Centro de castração
Durante a visita, além do secretário, estiveram presentes a secretária de Educação Darli Frota Tandalo, o vereador Ivo Antunes, e o coordenador do curso de Veterinária da Unisociesc Eduardo Alexandre de Oliveira. Com a universidade, a Prefeitura de Rio Negrinho já mantém um projeto intitulado “Ação Quatro Patas”, que ao longo deste ano realizou diversas palestras educativas em Rio Negrinho sobre cuidados com os animais, além de uma pesquisa sobre a população de animais (cães e gatos) na cidade.
Com a universidade, agora estuda-se a possibilidade de montar junto a escola Adélia da Luz um centro de castração, onde os alunos do curso de veterinária poderiam realizar procedimentos de castração com supervisão dos professores. “O espaço é muito bom e agora vamos levar essa possibilidade a nossa direção”, ressaltou o professor Eduardo.