Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Defesa Civil realiza palestras educativas em escolas

No encontro, os alunos puderam aprender sobre as enchentes históricas e como ocorrem


 

Clique para ampliar
 A Prefeitura de Rio Negrinho realizou na manhã desta quarta-feira (24), no Colégio Cenecista São José, uma palestra sobre as ações desenvolvidas e o sistema de monitoramento climático e hidrológico do município. A iniciativa foi da Defesa Civil, e faz parte da Operação Primavera, coordenada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, a fim de promover ações em conjunto com a comunidade para preparar a população na prevenção de desastres, como no caso das enchentes.

Na unidade, o encontro foi voltado aos estudantes do 5º ao 8º ano do ensino fundamental. Segundo o engenheiro Rubens Muhlbauer, é importante que as atividades e as formas de monitoramento desenvolvidas pela Defesa Civil cheguem até os mais jovens, já que a tecnologia e a comunicação são dominadas por eles com facilidade. “Cada fala dessa palestra será importante não só para vocês, mas para aquele amigo que mora próximo ao rio, para o vizinho que está preocupado ou para qualquer pessoa que esteja em sua rede social, por exemplo. Por isso, compartilhem e mostrem para todos o que vamos aprender hoje”, comentou no início da palestra.

Integrando a Operação Primavera, época do ano em que temperatura elevadas e chuvas constantes, a palestra trouxe imagens reais de enchentes da cidade, ilustrações educativas, conceitos da Defesa Civil, seu círculo de defesa como a prevenção, a mitigação, a preparação, além de respostas e recuperação de cenários afetados. Também foi falado sobre a prevenção e percepção de riscos, assim como a importância da divulgação correta das informações para que o pânico não atrapalhe e nem coloque pessoas em risco.

De acordo com a professora Silvana Dums, a palestra foi uma oportunidade importante para que as crianças pudessem saber como checar as informações para auxiliar os familiares em situações de risco. “Vamos usar e muito o sistema de monitoramento, vimos o quanto é facilitador e os próprios alunos podem acessar pelo celular”, comentou. “É muito gratificante quando ações como essa acontecem, as crianças participaram e ficaram bem envolvidas com as enchentes históricas”. No final do encontro, Rubens ainda distribuiu materiais produzidos pela Defesa Civil do Estado sobre estiagem, enchentes e granizo aos estudantes.

Como acessar o sistema de monitoramento

Para ter o acesso a previsão do tempo, radar meteorológico com animação e monitoramento do Rio Negrinho e o Rio Negro, basta ir até o site da prefeitura e seguir até a aba acesso rápido e clicar em Defesa Civil. Direcionado a uma página com os dados para monitoramento, ao clicar nos quadros as informações e instruções atualizadas constantemente estarão disponíveis ao cidadão.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA