Uma notícia a ser comemorada. Este foi o sentimento presente durante a reunião de apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Contorno Central Norte, ocorrida na manhã desta terça-feira no gabinete do prefeito Magno Bollmann.
Passados exatamente 7 meses e nove dias desde a assinatura do contrato com a empresa Ecossistema Consultoria Ambiental LTDA, ato este ocorrido em 15 de março, quando o prefeito em exercício Marcio Dreveck assinou o contrato na ponte que dará acesso ao Contorno Central Norte, o EIA/RIMA foi apresentado para a equipe da Prefeitura e já será protocolado no IMA - Instituto de Meio Ambiente do estado, na próxima semana.
Apresentado em detalhes pela bióloga Gisele Sessegolo, o estudo contém trezentas páginas que abordam todos os aspectos legais exigidos pela IMA para a abertura do Contorno Central Norte.
Conforme apresentou a bióloga Gisele Sessegolo, foram inseridos no estudo todos os aspectos legais que serão abordados, inclusive já prevendo diversas situações que poderão ocorrer e que já estão contempladas com suas referidas soluções como o remanejamento de plantas, compensação de árvores, e indicação de local que receberá as compensações.
O prefeito Magno Bollmann disse estar muito satisfeito com o grande trabalho realizado, que envolveu inclusive a participação de diversos setores da administração no fornecimento de informações para a elaboração do estudo.
O biólogo e diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Marcelo Hubel, também comemorou a conclusão do estudo em prazo muito menor do que o determinado.
Próximos passos
Na próxima semana o EIA/RIMA será protocolado junto ao IMA em arquivo impresso e encadernado, atendendo a exigência do processo de licenciamento ambiental do Contorno Central Norte que já está na IMA.
Após o protocolo, passados 45 dias, uma audiência Pública será realizada sobre o assunto, e somente após a audiência pública é que o IMA poderá emitir a licença ambiental de instalação - LAI, documento necessário para que a Prefeitura possa efetivamente iniciar as obras para abertura do Contorno Central Norte. "Iremos aguardar, mas já comemoramos o fato de protocolarmos este EIA/RIMA com quase 5 meses de antecedência", disse o prefeito Magno Bollmann.
Contorno Central Norte
As conversas para este novo trecho de via no município iniciaram no ano de 1994. Após as equipes percorrerem o traçado do que seria o Contorno Central Norte diversas vezes, surgiram diretrizes que foram protegidas por lei no Plano Diretor.
Este grande projeto viário foi então desenvolvido no ano de 2010, na primeira gestão do prefeito Magno Bollmann, para desafogar o trânsito de São Bento do Sul. Com um trajeto de 2,4 quilômetros de extensão, ligando as ruas Antonio Kaesemodel, proximidades do Supermercado União, até a Rua Capitão Ernesto Nunes, passando pela rua José Bayerl, nas proximidades da Padaria São Bento.