Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Museu Municipal Carlos Lampe recebe visitas escolares

Aproximando a história ao cotidiano, a ação vem conquistando as unidades de ensino

Sexta, 19 de outubro de 2018

 

Clique para ampliar
 Como forma de valorizar a história e os pontos turísticos de Rio Negrinho, o Museu Municipal Carlos Lampe vem recebendo visitações das unidades escolares do município. A ação vem sendo desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Historiadores de Rio Negrinho. Nesta quinta-feira, os alunos do 3º e 5º ano da EMEB Professora Selma Teixeira Graboski puderam conhecer a história da Móveis Cimo, o acervo do museu e o arquivo histórico da cidade.

Durante a visita, os estudantes puderam sentir na prática, as questões que envolveram a vida dos antepassados e a preservação dos artefatos históricos. Segundo Darli Frota Tandalo, secretária de Educação, a iniciativa vem auxiliando na aplicação de diversas disciplinas na sala de aula. “Muitas professoras recorrem as visitas como forma de fortalecer o aprendizado e, sem perceber, acabam estimulando a curiosidade das crianças sobre a importância da história da nossa cidade”, ressaltou.

O passeio iniciou com o historiador Christian Hacke da Associação de Historiadores, que contou aos alunos a história que envolveu a Móveis Cimo S.A e o crescimento que trouxe para cidade na época. Após a conversa, guiados pelas servidoras Dulce e Noeli, eles puderam conhecer o casarão, construído em estilo europeu sob fundamento em pedra de arenito e tijolos maciços. “Eles ficaram bem curiosos de como era forma de vida antigamente, questionavam e assimilaram com os conteúdos que estudaram em outras disciplinas”, contou a professora Samira Goreski Hacke. A visita foi finalizada com o Acervo Histórico, localizado junto ao museu.

 

Conheça a história do Museu

A construção do chamado “Casarão Zipperer”, onde funciona o museu, iniciou-se em 1919, sendo concluída e inaugurada no dia 04 de novembro de 1924. Primeiramente, serviu de residência do empresário Jorge Zipperer e de sua família, titular da firma “Jorge Zipperer e Cia”, precursora da Móveis Cimo S.A. Em 1979, tornou-se um museu com a iniciativa do Lions Clube de Rio Negrinho que adquiriu componentes para o acervo geológico. Inicialmente, o acervo foi exposto na casa da família Lampe, na rua Pedro Simões de Oliveira nº 88. A inauguração do museu ocorreu no dia 24 de abril de 1980.

A casa passou a ser patrimônio da cidade através do decreto nº 3354 de 10 de novembro de 1998, tendo homologação do tombamento pela Fundação Catarinense de Cultura e inaugurado em 08 de dezembro de 1999 com a presença de várias autoridades e representantes da família Zipperer e Lampe. Atualmente, o museu possui um grande acervo diversificado que recebeu da contribuição da comunidade para manter viva a história do município.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA