O gás natural registrou um novo aumento em Santa Catarina em outubro: 11,63%. O reajuste impacta na indústria do estado, principalmente no setor cerâmico. Em relação ao gás natural veicular (GNV) o aumento ocorreu de forma imediata e reflete no bolso dos consumidores nos postos de combustível.
Quando o gás natural aumenta, o impacto maior reflete para os consumidores da área da indústria, que consome 81% de todo produto usado no estado. No segmento da cerâmica, o custo com os fornos é o que mais pesa.
"É um setor que representa 38% do consumo de gás em Santa Catarina. Isso inibe novos investimentos, prejudica o planejamento feito", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.
O motivo, segundo a SC Gás, é a alta do dólar. É o quarto aumento do gás natural usado pela indústria só este ano (confira tabela abaixo).
Aumento do gás natural em SC em 2018
fonte:https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2018/10/02/aumento-do-gas-natural-prejudica-industrias-e-motoristas-em-sc.ghtml