Na atividade, os alunos tiveram que reconhecer cheiros, texturas e gostos dos alimentos
Não há como capturar e perceber os arredores sem usar pelo menos um ou mais dos cinco sentidos, seja a audição, a visão, o tato, paladar ou olfato. Eles são a porta de entrada para que qualquer mensagem, estímulo ou sensação chegue até às pessoas. É através deles também que ocorre a reação: no calor busca-se o refresco e no frio procura-se um lugar para se aquecer. Foram com esses objetivos, que os alunos do berçário 3 do CMEI João e Maria tiveram uma aula especial e saborosa: estimulando os sentidos através da degustação de frutas. A atividade foi orientada pela professora Icaraine Niesukowski e pela assessora Raquel Odim de Lara Rodrigues.
Segundo a professora, a ideia de desenvolver essa atividade surgiu como forma de trabalhar o autoconhecimento das crianças. Com a turma de educação infantil foi uma forma de analisar se algum aluno possui dificuldade no uso dos sentidos, como problemas visão e na fala como a dislalia e língua presa. Além disso, o bom funcionamento auxilia o cérebro a organizar as informações recebidas do ambiente reproduzindo uma resposta adequada a cada estímulo. “Atividades como essa são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, problemas com o sistema sensorial ou déficits podem causar inúmeras complicações ao longo dos anos no processo de aprendizagem”, complementou a diretora da unidade Juliana Grossl.
Para realizar a atividade os alunos foram organizados em roda. As crianças, sentadas e descalças no chão, passaram por experiências desde o tato ao paladar. Deixá-las à vontade, foi outra forma que a professora buscou para que o aprendizado fosse mais estimulante. Através das texturas das frutas, que passaram de mão em mão, os alunos estimularam o tato. Já as cores e cheiros foram exploradas pela visão e olfato. Mas foi com o paladar que o aprendizado foi maior, degustando os alimentos que ainda não haviam conhecido os alunos expressaram facilmente as reações. “Muitos não haviam experimentado as frutas que levamos, o que foi uma oportunidade para conhecermos como é a alimentação em suas casas”, conta Icaraine. “Eles faziam caretas quando não gostavam, riam e brincavam com as frutas. Tudo isso mostra que a atividade deu certo”.
Alimentação saudável
Ações voltadas a alimentação saudável e ao meio ambiente já fazem parte do calendário escolar do município. Impulsionados por datas comemorativas, os alunos das unidades de ensino vem trabalhando a defesa de uma sociedade melhor. Gincanas como “Você tem fome do quê?”, passeatas com cartazes, pinturas com alimentos foram algumas das ações desenvolvidas. O engajamento dos estudantes foi tanto que as atividades vêm se estendendo além dos dias estipulados pelo calendário.