A Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar foi realizada no Hotel Recanto Cataratas de Foz do Iguaçu entre os dias 12 e 15 de setembro deste ano. A formação profissional e de negócios foram os dois principais eixos deste evento. Foz do Iguaçu teve a oportunidade de expor o potencial térmico do Aquífero Guarani e posicionar-se como um destino de saúde em Foz do Iguaçu.
Termatalia teve sua 18ª edição (quarta na América Latina), em Foz do Iguaçu (Brasil), e contou com representantes de saúde e bem-estar dos 34 países do turismo que reforça mais um ano como a grande referência mundial do setor. Com presença maciça de empresas e profissionais da América Latina e Europa e também incorporando Ásia-Pacífico, Termatalia Brasil 2018 reuniu 200 expositores, 25 operadores turísticos internacionais e 60 especialistas que participaram do XIII Encontro Internacional sobre Água e Saúde. Sob o slogan "O Poder da Água", o evento foi apresentado no recinto de feiras pelo secretário de turismo da prefeitura municipal de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla; pelo representante da Itaipu Binacional, Tencio Albuquerque, e pelo diretor geral da Termatalia, Alejandro Rubín. Eles destacaram o potencial de Foz de Iguaçu para se tornar “premier spa” de destino e destacaram a oportunidade que a feira lhes dá, ao mostrar o potencial do Aqüífero Guarani. “Somos um destino de água, e também o turismo termal e de saúde é mais uma opção que queremos oferecer àqueles que nos visitam ", como explicou Piolla. Com o negócio e conhecimento como os dois principais eixos de Termatalia Brasil, o objetivo foi agir como um catalisador no sector do turismo de saúde em todo o mundo colocando o foco principal sobre a valorização dos recursos naturais como a água.
O sucesso profissional das últimas edições da Termatalia impulsionou o interesse dos países da América Latina em desenvolver seus recursos termais seguindo o modelo europeu. Este interesse é refletido pela abordagem das autoridades de diferentes destinos representados. No evento houve a presença de grandes delegações de empresários do setor termal.
O programa educacional e científico da Feira, incluído no 13º Encontro Internacional sobre Água e Saúde, reuniu mais de 60 especialistas de 18 países e apresentou os projetos mais inovadores no desenvolvimento do turismo de saúde e bem-estar em todo o mundo. A principal novidade desta edição foi a celebração do 1º Encontro Latino-americano de Termalismo.