Nas aulas de Ciências do ensino fundamental, a curiosidade e a criatividade são requisitos primordiais para o engajamento dos alunos. E na EMEB Professora Aurora Siqueira Jablonski, elas vêm conquistando o 1º, 6º e 7º ano. Com conteúdos semanais, os estudantes se veem como verdadeiros cientistas. Orientados pelos professores Josimar de Oliveira e Ovande Mendes de Oliveira Júnior, os estudantes conheceram os artrópodes nesta semana. Fecundação e alimentação foram alguns dos assuntos aprendidos nos animais incrustados em resina.
Agrupando cerca de 800 mil espécies, os artrópodes são compostos por insetos, aracnídeos e crustáceos. Além disso, são muito utilizados nas unidades de ensino devido a sua boa adaptação a diferentes ambientes, vantagens de competição, capacidade reprodutiva e por estar mais próximo a realidade das crianças. “Isso facilita mais o aprendizado deles, pois é algo que pode ser assimilado com maior facilidade”, conta Josimar. “Com as abelhas, por exemplo, eles aprendem que elas possuem uma longa língua, um corpo composto por pelos e seis patas”.
Outro trabalho de destaque foi a dinâmica com vasos comunicantes, que são recipientes geralmente em formato de U utilizados para analisar as relações entre as densidades de líquidos e executar a pressão exercida por eles. “Realizei essa atividade com a turma do 6º ano 1, foi através dela que os alunos conseguiram compreender que o líquido, quando em equilíbrio, tem a mesma altura em todos os ramos”, explica.
Para o professor Ovande, trabalhos como este promovem uma rotina diferenciada para os alunos. “Conhecer um pouco sobre a ciência é uma forma de encantar as crianças e que muitas vezes podem auxiliar na escolha de uma profissão no futuro”, conta. “Podemos dizer que, sem curiosidade, o processo de construção do conhecimento não é concreto e, precisamos ensinar a ciência da melhor forma possível: fazendo-a”.