Uma cadeira de madeira que vira escada. Esse foi o projeto desenvolvido pela turma de estudantes do curso técnico moveleiro, do Senai de São Bento do Sul. O resultado foi apresentado a empresários do setor e diretores do Sindusmobil – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, na noite de terça-feira.
Segundo o coordenador do curso, o trabalho foi feito durante o desenvolvimento do primeiro módulo. “Como projeto integrador, envolveu todas as disciplinas ministradas e proporcionou o aprendizado do uso de ferramentas, equipamentos e máquinas. É a aplicação da teoria, gerando resultados concretos”, informa Tiago Wotroba.
Para a execução do projeto, os estudantes tiveram que criar, medir, planejar e fabricar uma peça de móvel funcional. Foram utilizados os conhecimentos adquiridos nas aulas de metrologia, desenho técnico, tecnologia de madeira e matemática aplicada, além de máquinas, ferramentas e equipamentos.
O próximo desafio aos alunos do curso técnico moveleiro já foi lançado. Durante o segundo módulo, eles irão criar e fabricar um móvel a ser doado, atendendo necessidades específicas de alguma instituição beneficente da cidade. “Além da prática do projeto, de forma mais específica, os estudantes estarão atuando com responsabilidade social”, destaca Wotroba.