O maestro, regente de coral e organista Ricardo Feldens apresentará prelúdio de músicas sacras no órgão de tubos da igreja luterana Apóstolo Pedro, no Centro, durante o lançamento do Guia de Atrativos Religiosos, dia 14, às 9h30. Os cantores mirins Bruna Rozza Tribess e Gustavo Bardim, estudantes do 6º e 3º ano do Colégio Evangélico Jaraguá, também se apresentarão. Essas e outras atrações integram a programação da cerimônia ecumênica que será celebrada por representantes da Igreja Católica, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
O impresso, que evidencia a forte religiosidade no município, traz 30 edificações, escolhidas mediante critérios de relevância histórica, arquitetônica e de manifestações, de templos católicos e luteranos. Traz na capa a Chiesetta Alpina, e fotos com identificação, endereço e horários de celebrações dos templos, na parte interna.
Durante o evento será feita entrega simbólica de kits do Guia de Atrativos Religiosos aos representantes das igrejas. Vale destacar que a tiragem inicial é de 20 mil unidades, com distribuição dirigida.
Rei dos instrumentos
Ricardo Feldens, que aponta o órgão como “o rei dos instrumentos”, lembra dos esforços empreendidos pela comunidade luterana Apóstolo Pedro, à época, para efetuar a compra. Hoje a relíquia conta apenas com um manual em funcionamento e o custo da restauração do instrumento gira em torno de R$ 200 mil.
Único em Jaraguá do Sul, o órgão de tubos é um patrimônio de valor inestimável para a comunidade luterana do Centro. O instrumento raro soma mais de 500 tubos, com registros de diferentes timbres, têm dois manuais (teclados) e jogos de pedais. Foi confeccionado na então fábrica de Edmund Bohn (in memoriam), com sede em Novo Hamburgo (RS), adquirido pela igreja luterana Apóstolo Pedro em 1958.
Portal de Turismo
Paralelamente à celebração ecumênica, ocorre a apresentação do portal turismo.jaraguadosul.sc.gov.br, disponibilizado para pesquisa, idealizado e implementada pela Diretoria de Turismo. Até então, as informações relacionadas ao setor de turismo da Prefeitura eram acessadas somente no portal do município.
O site traz detalhamentos de pontos turísticos, espaços para a prática de esporte e de lazer, sugestões de roteiros, edificações tombadas pelo patrimônio histórico, templos de fé (católicos e luteranos), guia de serviços e empreendimentos disponíveis, de hotelaria e gastronomia. O portal divulga festividades típicas, como festas, bailes e competições organizadas por clubes e sociedades de tiro, e manifestações religiosas. O novo recurso eletrônico divulga também os principais eventos da cidade, imprescindível para informar o comércio, a população, turistas e demais visitantes.