O intuito foi mostrar a seleção e preparo dos alimentos até o envio para merenda escolar
Nesta segunda-feira 27, a aula começou diferente para os alunos do 3º ano da EMEB Henrique Liebl. Os estudantes conheceram o processo de cultivo, seleção e preparo dos alimentos que chegam até a escola pela Prefeitura, através da Cooperativa dos Produtores Familiares de Rio Negrinho (Cooperine). A iniciativa coordenada pela professora de Ciências Marlise Aparecida Krainz ainda teve por objetivo estimular a cidadania entre as crianças, mostrando a importância em se comprometer com a proteção e respeito pelo meio ambiente.
A visita na cooperativa não atendeu apenas as curiosidades dos alunos, mas promoveu também o acesso e a disponibilidade para que eles possam realizar o cultivo e distribuição na escola e nos bairros em que moram. E, as crianças ainda reforçam para que se tenha uma horta em casa, é simples: regar, retirar as ervas daninhas e colher. “Eles tiveram contato com outra realidade, observando com carinho cada etapa dos alimentos e o repetiram nos locais onde desejaram”, contou Marlise.
Os estudantes ainda compreenderam a diferenciação entre os tipos de produtores rurais. A agricultura familiar se refere a toda forma de cultivo da terra e produção rural cuja gestão e mão de obra sejam majoritariamente provenientes do núcleo familiar. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, (ONU), ela já é responsável por cerca de 80% de toda produção mundial de alimentos. Já a agricultura patronal, é toda aquela que envolve o uso intensivo de adubos, mecanização, e até mesmo o uso de sementes especiais para maior produção.
Para valorizar os saberes do campo e fortalecer a aproximação com a comunidade, os agricultores vêm se tornando uma fonte de informação nas escolas. Entre os relatos, os responsáveis da cooperativa ainda contaram aos alunos sobre a rotina realizada desde a infância: acordar cedo até nos finais de semana e nos dias mais rigorosos de inverno para dar água e alimentar os animais. “Deu para perceber a surpresa dos alunos com os comentários, eles voltaram mais empolgados depois da visitação”, comemorou a professora.