Como forma de reconhecer os numerais, a atividade foi feita para os alunos do pré-escolar
As aulas de matemática na EMEB Pioneiro Marcelino Stoeberl ganharam um reforço especial nesta semana. Através de jogos com numerais escondidos em sapos, os alunos tiveram que reconhecer os algarismos lançados nos dados. A iniciativa é desenvolvida pela professora Josiane Carine Kwitschal com as turmas do pré-escolar. Com a criação do jogo, uma série de transformações foram observadas nos alunos que assimilaram na atividade uma forma de entender o cotidiano em que vivem.
Na fase da educação infantil, os jogos possibilitam um maior engajamento em se aprender os assuntos das disciplinas. Como a criança está desenvolvendo a capacidade de atenção, o grau de raciocínio aumenta colocando em prática para a resolução de situações-problemas. “Como nessa idade eles dispersam com facilidade, encontrei nos jogos uma forma de cativá-los a aprender sobre os números. E mostrar que a matemática também pode ser divertida”, ressalta a professora.
Para a execução do jogo, a professora optou em trabalhar com duas turmas do pré-escolar. Cada aluno tinha oportunidade em jogar os dados, fazer a contagem e por fim se direcionar aos sapos montados em cartolina. Assimilando o resultado com números de 0 a 12, o estudante mostrava a soma escolhida, repetido-o quantas vezes achasse necessário.
A aplicação do jogo ainda possibilitou a socialização entre os alunos, já que motivaram um ao outro em resolver os problemas matemáticos em equipe. “O educador tem um papel ainda mais desafiador nessa fase inicial. Mostrar para eles que encarar esse desafio de aprender sobre matemática só trará benefícios no futuro”, garante. Para a idealização do projeto, a professora ainda teve que preparar e adequar a forma que o jogo se desenvolveria dada a realidade dos alunos.