Andrea Pilatti viu na atuação uma forma exercitar a linguagem e a criatividade dos alunos
Ser um rei, mendigo, palhaço, operário, professor ou um empresário. A linguagem do teatro ajuda a experimentar, por meio da representação, outras realidades e infinitos pontos de vista e pode ser utilizada em qualquer lugar, inclusive em sala de aula. No CMEI Flor do Campo e na EMEB Professora Lucinda Maros Pscheidt, a atividade é desenvolvida pela professora Andrea Pilatti. E para aguçar a curiosidade dos alunos, ela criou uma mala com diversas fantasias para que os estudantes se desafiem a incorporar personagens em situações inusitadas.
Especialmente para crianças, o teatro é importante e pode ser trabalhado de diversas maneiras nas escolas, já que desperta um universo lúdico, fundamental para o desenvolvimento da criatividade e do despertar do interesse nas atividades. A professora ainda ressalta que incluir o teatro no cotidiano dos alunos resulta em efeitos positivos que serão enxergados ao longo dos anos. “Nas aulas os estudantes perdem sua timidez, conhecem a linguagem e exercitam a imaginação e criatividade. Para captar ainda mais atenção e aproximar o contexto com a música, busco através das histórias inserir um pandeiro”, conta Andrea.
Trabalhada em anos iniciais, a atividade chamou a atenção da comunidade escolar já nos primeiros dias. “Na mala tem diversos personagens, roupas e adereços”, ressalta. “A Maria Bonita é uma boneca gigante, seu nome foi dado pelos próprios alunos que a reconhecem também como a dona da mala”. No CMEI Flor do Campo, o trabalho é realizado através de um jaleco personalizado que instiga as atividades sensoriais dos bebês.
De acordo com a professora, o exercício dramático é indicado para todas as idades, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e ajuda na formação da personalidade do estudante, enquanto ser humano. “Meu contato com o teatro, por exemplo, foi já nas aulas de Artes Visuais na faculdade e que intensificou na pós-graduação de Metodologia do Ensino da Arte. Por fim, busquei uma complementação em teatro e aí vi a oportunidade de fazer algo diferente com os alunos”, complementa.