No sábado, dia 28 de julho, aconteceu no Espaço Cultural a primeira avaliação técnica, com a participação de um grupo de doze artesãos, que realizaram junto a Fundação de Cultura o cadastro para adesão a Carteira Nacional do Artesão. A avaliação foi realizada por Kelly Bianca Plácido, técnica e responsável pela região da SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro).
Durante a avaliação, cada artesão passou por uma prova de habilidade técnica. Nesta prova, apresentou duas peças prontas (de cada matéria-prima e técnica utilizada) e elaborou uma peça na presença do avaliador, mostrando todas as fases até a finalização. Essas três peças serão avaliadas por uma comissão, considerando os critérios da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.
O Diretor-Presidente da Fundação de Cultura, Adilson Figueiredo, comenta que já estão abertas as inscrições para novas adesões, onde os interessados podem inscrever-se na Fundação de Cultura de Rio Negrinho. “É mais uma ação da Prefeitura de Rio Negrinho, através da Fundação de Cultura, para elevar o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade e também promover o artesanato como um setor empreendedor na nossa comunidade”, ressaltou ele.
Benefícios da carteira
* A Carteira é totalmente gratuita e tem validade de 4 anos (não possui anuidades nem taxa de adesão).
* Possibilidade de participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais.
* Possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato.
* Acesso a incentivos fiscais.
* Acesso a exposições (Ex: Casa Alfandega em Florianópolis).
* Facilidade de acesso ao microcrédito.
* Acesso a nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica.
* Possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.