Primeiro Ciclo de Palestras da Cultura do Morango do Planalto Norte Catarinense está sendo sediado em Campo Alegre, com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos e experiência para os produtores da cadeia de morangos.
O evento acontece no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson, durante toda a quinta-feira, 26. É uma promoção do Sistema Faesc – Senar de Santa Catarina e Sindicato Rural de Campo Alegre com o apoio da Prefeitura Municipal.
Conforme a Supervisora Regional do Senar, Carine Weiss, o ciclo de palestras conta com mais de 80 participantes, das cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Jaraguá do Sul, Araquari e Campo Alegre. “A escolha das palestras foi decidido a partir da necessidade da região, depois de um trabalho de campo realizado junto com os agricultores Campo-alegrenses”, disse Carine.
Os convidados assistiram a palestras sobre “Quais são as pragas do morangueiro?”, apresentada pela Doutora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR. E o Engenheiro Agrônomo, Ronaldo Herculano, de Pouso Alegre/MG abordou sobre o tema “Aspectos relativos à produção de morango”.
“O intuito do evento é trazer um maior conhecimento, com pesquisadores renomados para os agricultores que participam do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATEG. Assim desenvolvemos o setor na região, alavancando o potencial agrícola de cada lugar e o fortalecimento da base com capacitações técnicas”, disse Lucia Bousses, Presidente do Sindicato Rural de Campo Alegre.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson Pruckneski, conta que Campo Alegre tem mais de 60 produtores de morango, com mais de 150 mil pés plantados. “A ideia é dar ao produtor condições de produzir mais e melhor, com menos uso de agrotóxicos. Sabemos da importância do homem do campo, principalmente aqui no nosso município, aonde grande parte do movimento econômico, vem justamente da atividade do campo", finalizou.