Uma das Moções discutidas na Câmara Municipal nessa segunda-feira, dia 23 de Julho, foi de repúdio ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pela falta de tomada de providências visando a readequação do trevo principal de acesso ao município, palco constante de acidentes de veículos pesados para quem faz o sentido Mafra para Rio Negrinho.
O Poder Legislativo de Rio Negrinho, vem por meio desta Moção, repudiar a falta de atitude na tomada de medidas visando a maior segurança dos motoristas e pedestres que transitam diariamente pelo perímetro urbano da BR-280. Todos os vereadores que assinaram a proposição justificaram que a moção se faz necessária tendo em vista o frequente número de acidentes registrados com caminhões e carretas no trevo principal de acesso ao município, em frente a rodoviária, nos últimos meses, sendo que o último registro aconteceu na manhã da sexta-feira, dia 20 de julho de 2018. Desta forma, e também levando em consideração que inúmeros pedidos através de requerimentos nos últimos anos, bem como uma Moção de Apelo, apresentada por esta casa de leis no mês de março de 2018 ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), não resultou em nenhuma melhoria específica para o local, nos causa indignação que não tenha havido nenhum estudo de viabilidade e consequente readequação do trevo, com a diminuição da rotatória central, oportunizando mais espaço para que os veículos de carga façam o contorno. Solicitamos ainda que se implante um redutor de velocidade no trecho compreendido entre o trevo e a ponte sobre o rio Negrinho, para quem faz o sentido Mafra para Rio Negrinho, como meio de reduzir a velocidade dos veículos, em especial os de carga, no trecho.
Da mesma forma justificou-se o repúdio, tendo em vista que, além do acidente registrado na última semana, nos últimos meses ao menos outros quatro acidentes semelhantes com veículos pesados no trecho, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, foram registrados.